O arquiteto e designer Roque Frizzo vai destacar o processo criativo ao longo de sua atuação para a marca Saccaro, que este ano comemora 30 anos de design autoral.

O reconhecido designer veio a Vitória a convite do Grupo Composé e na ocasião, Frizzo vai falar um pouco mais do seu processo criativo para criar peças diferenciadas para a marca, irá apresentar sua trajetória, seus trabalhos, parte de seu processo criativo e desenhos conceituais de móveis e peças especificas criadas para marca Saccaro.

Entre os projetos inovadores está a mesa-escultura Serra Pelada, apresentada no Salão do Móvel em Milão 2015 e considerada um dos lançamentos mais importantes da marca, e que estará em destaque na loja de Vitória.

Com um formato que retrata o habitat do garimpo que fez parte da recente história no Brasil dos anos 80, a mesa tem pés de metal e tampo de vidro, com suas linhas retas e suaves, contrastando com a base, inspirada na sinuosidade das icônicas galerias de escavação, resultando em uma peça de decoração, arte e história em que reluz o design habitat.

Serviço:
Palestra Roque Frizzo na Saccaro
Dia/Hora: 5 de agosto, às 16 horas
Local: Saccaro Vitória, Avenida Leitão da Silva, 1.110, Santa Lúcia, Vitória.

Vagas limitadas.
Favor solicitar participação.
AcordaAlex- Projeto idealizado por Vera Lucia Lima em prol do tratamento de saúde de seu filho, musico, ex. secretário de cultura da PMV Alexandre Lima, que sofreu um aneurisma dissecante na aorta no final do ano passado e ficou quase quatro meses internado no hospital. Alex hoje fica sob os cuidados por sua família, como o tratamento é muito dispendioso e não tem prazo pra terminar, Vera uniu novamente sua família por meio da arte para bancar os custos com o tratamento humanizado de sua filho, Alex Lima.

O projeto AcordaAlex será uma conjunto de ações e eventos que acontecerá ao longo do ano para arrecadar fundos.(2014).

Amaro Lima ressalta que os evento que serão realizados ao longo do ano para arrecadar fundos para o tratamento do músico não são voltados apenas à música. De acordo com ele, artistas plásticos, do teatro e de diversos outros nichos artísticos se solidarizaram e querem participar.

O primeiro foi o Show “Viva Alexandre Lima” que aconteceu no dia 23 de Abril, data do aniversário de Alexandre.Decidimos reunir várias pessoas que se envolveram artisticamente com o Alexandre em algum momento da vida dele”, explicou Amaro.

Os amigos e familiares também criaram nas redes sociais a campanha #AcordaAlex e vendem camisas para conseguir o dinheiro do tratamento. Uma conta será aberta para ajudar a arrecadar doações para o tratamento de Alexandre.e acordo com Amaro Lima, irmão de Alexandre, o músico continua em coma e a lesão neurológica dele é grave e inspira cuidados.

Serviço:
Venda de camisas para custeio do tratamento

Para custear o tratamento de Alexandre Lima, que permanece em coma após um aneurisma na aorta, a família também comercializa camisetas com estampas exclusivas criadas por sua irmã, Gabi King, por R$ 40. As peças serão vendidas ................................................

Conta para ajudar



O papel marmorizado é uma técnica milenar que seduz e se renova a cada geração. Novos materiais possibilitam que as experimentações se enriqueçam e mesmo assim mantenham grande parte do ritual de feitura realizado pelos artistas de outros tempos. Os veios, curvas e cores que se mesclam formando desenhos inusitados tornam a marmorização em papel uma arte criativa muito utilizada na encadernação e na cobertura de superfícies que aspiram aquele ar vintage de "perdido no tempo". 
Acredita-se que a técnica da marmorização em papel surgiu na China por volta do século VIII, alguns estudiosos defendem que é uma invenção persa. Mas, importa é que esse conhecimento se difundiu e que a cada dia mais cai no gosto dos artistas e designs para a confecção de blocos, livros artesanais, papeis de parede, molduras, etc.  
Apresento a vocês alguns exemplos de papeis marmorizados que produzimos para um projeto de livro de artista que estamos realizando. Espero que curtam. 

Renata Bomfim
Artista plástica e escritora capixaba
www.letraefel.com 
Com uma edição limitada é lançado hoje na Vitória Stone Fair peças de mobiliário com design exclusivo e pedras brasileiras.

O projeto denominado "Pedra Brasileira" é uma ação inovadora do Grupo Corcovado Brasigran especializado materiais exóticos e super exóticos e na  e o designer Ronaldo Barbosa .

Sempre elegante, o designer desenvolveu de peças exclusivas, com a criação de móveis especiais e sofisticados, que tenham como base materiais nobres como quartzito, granito, aço e metais como ouro, prata e bronze.
“Temos como proposta mostrar a diversidade e a beleza das pedras brasileiras com design de mobiliário diferenciado”, diz Ronaldo Barbosa.

 


A inspiração, segundo o designer, vem do próprio material com seu colorido, grafias e abstrações.

“Quando tive o primeiro contato com todo o material, fiquei impressionado com a exuberância e os desenhos que ele possui. Em determinado momento parecem ser "pinturas abstratas". A ideia foi exatamente privilegiar estes desenhos e, a partir deles, fazer composições como de fossem grandes mosaicos”, explica Ronaldo.

Segundo Renata Malenza,  o grupo busca sempre ações inovadoras no mercado de rochas ornamentais e com a aplicação diferenciada das rochas, em mobiliário sofisticado,  com um estilo moderno e luxuoso as pedras brasileiras vão encantar o mundo e apresentar toda seu potencial estético, além de trazer exclusividade ao ambiente.

Sempre atento, Ronaldo projetou cada detalhe das peças, todos foram selecionadas minuciosamente pelo designer que escolheu o aço inox como base para suas criações. “Além de dar um excelente contraste, permite um design com estrutura mais leve e segura, de modo que possibilite executar a proposta inicial da minha criação: mostrar as pedras”, completa.

Com o estilo contemporâneo, as pedras parecem flutuar sobre a base das peças. A coleção de móveis é dividida em três séries: Bronze, Silver e a Gold, que conta com detalhes em metal polido ou banhado compondo o desenho da peça.

 Ficha ténica:
 Mesa Lateral Gold 60, Tampo em Atacama Gold e Rouge Matisse,Base em aço inox polido,Tamanho 60 x 60 x 60 cm.

 Mesa de Centro Silver 100, Tampo em Brown Pearl e Green Bamboo, Base em aço inox polido,Detalhe em Prata Polida, Tamanho 100 x 100 x 38 cm, Mesa Lateral Bronze 60,Tampo em Emerald Green e Via Áppia, Base em aço inox polido, Tamanho 60 x 60 x 60 cm,

Mesa de Jantar Geometria 180, Tampo em Branco Tharsos, Base em aço inox polido,Tamanho 180 x 100 x 75 cm.

Mesa Alta Redonda Geometria, Tampo em Roma Imperiale, Base em aço inox polido,Tamanho 50 x 50 x 110 cm



Conheça Ronaldo Barbosa, o Designer

O Studio Ronaldo Barbosa vem atuando desde 1977 na área de criação de Museus Temáticos e Centros de Memória, com concepções e conceituações contemporâneas, através do design metodológico voltado para as identidades particulares de cada região onde atua. Destaca-se por seu trabalho nas áreas de curadorias, museografia, cenografia, expografia, iluminotécnica, ambientações de espaços museológicos e corporativos, com design personalizado de equipamentos e mobiliários, projetos gráficos de comunicação visual para exposições e museus, além do atuante trabalho na área de gestão de museus.

O Studio Ronaldo Barbosa foi o criador do Museu Ferroviário Vale do Rio Doce, hoje Museu Vale, um dos maiores e mais importantes centros de referência de arte contemporânea do país, onde seu titular, Sr. Ronaldo Barbosa, é diretor e gestor até os dias de hoje, cujo programa educativo e com comunidades é considerado um dos mais atuantes do país.


Materia publicada originalmente em 18/02/2014

Na tarde deste sábado, 22 de fevereiro, a marchand Carmem B e a consultora de arte Dayse Resende receberam arquitetos e designers de outros Estados Brasileiros para apresentar o acervo do Escritório de Arte Dayse Resende e a nova sala destinada a exposições temporárias. Na ocasião, os profissionais de SP, PE, MG, RS e interior do ES. puderam conhecer um pouco do trabalho e da trajetória de vários artistas capixabas e outros representados pelo escritório de Arte em uma visita guiada.

Entre uma conversa e outra, a apresentação principalmente de artistas locais, projetos futuros e novas exposições de arte, Carmen B destacou a importância da arte na decoração de ambientes, não apenas para agregar na composição destes, mas como parte de um investimento, de incentivo a produção e circulação da arte e da cultura do Brasil.

Dayse Resende, por sua vez, explicou em detalhes as obras dos artistas que fazem parte da representação do Escritório e apresentou os novos artistas que estão se destacando no cenário artístico brasileiro, explicou o papel da galeria na escolha de artistas e as obras disponíveis em seu acervo.

Yara Flores
Porto Alegre- RS
Galeria de Fotos:
Nelson Napolitano e
Sheila Rocha - Cachoeiro -ES
Da esq. para dir.: Andrina, Walnice,
Yara, Sheila, Tatiana, Carmen B e Nelson

Taciana Diniz Canavarro
 Guararapes-PE



Andrina Mara Fonseca
Barroso-MG
Walnice Helena Zuffo
Porto Ferreira -SP 
Materia publicada originalmente em 23/02/2014








 2ª edição do FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte. 

Aberta aos artistas de todas as partes do mundo,


Em sua segunda edição aberto a artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo o FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte propõe ampliar o entendimento sobre as possibilidades da produção criativa ligada ao universo da imagem fotográfica. 

Serão selecionadas obras que atuem no campo de aproximação entre a fotografia, o vídeo, a animação, o GIF animado, o cinema e as novas tecnologias. As inscrição serão feitas, exclusivamente, pelo site, através do preenchimento e envio dos materiais solicitado no formulário abaixo. Antes de iniciar sua inscrição, leia atentamente os termos e condições da convocatória até o dia 24 de julho 

Serão aceitas propostas de trabalhos que explorem interseções e relações da fotografia com o universo das artes visuais. 

Os interessados podem se inscrever para três ações do festival:
  1. Exposição Internacional,
  2. Moving Images,
  3. FIF Universidade.
 As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.fif.art.br
O FIF BH 2015 será realizado entre os dias 02 de outubro e 10 de outubro e incluirá ainda palestras, oficinas e maratona fotográfica.

Em sua primeira edição, realizada em 2013 (www.fif.art.br/2013), o Festival recebeu mais de 1.000 inscrições vindas de 73 países. Foram selecionados 340 trabalhos de 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de 4 continentes, que integraram a grande exposição que ocupou seis espaços da capital mineira. Neste link, disponibilizamos fotos do FIF 2013:https://www.flickr.com/photos/fifbh/


>> EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Para se inscrever na convocatória da exposição internacional, os artistas deverão apresentar uma série de oito imagens, ficha técnica e um breve texto com descrição do trabalho proposto, além de currículo e portfólio, sendo que todos os arquivos solicitados não deverão ultrapassar 15 MB. Os termos da convocatória podem ser consultados no site do festival e o resultado será divulgado até o dia 24 de agosto.

>> IMAGENS EM MOVIMENTO // MOVING IMAGES

Visando ampliar o entendimento sobre as possibilidades da produção criativa ligada ao universo da imagem fotográfica, a convocatória Moving Images busca trabalhos que privilegiam a fotografia em movimento. Serão selecionadas obras que atuam no campo de aproximação entre fotografia, vídeo, animação, GIF animado, cinema e novas tecnologias. Esses trabalhos serão exibidos em sessões de projeção durante o FIF BH 2015. Para participar da convocatória, os artistas devem inscrever-se no site enviando um link com apresentação e descrição do trabalho que desejam incluir na programação do Festival.

>> FIF UNIVERSIDADE

Durante os dias de programação mais intensa do Festival, serão realizados cinco painéis de debate abertos a pesquisadores do Brasil e do mundo. A ação busca gerar reflexão sobre a produção imagética, suas influências no mundo e a forma como impactam as relações humanas. Serão selecionados 20 artigos para compor os cinco paineis e também integrarão uma publicação digital de caráter cultural com ISBN. Para se inscrever o pesquisador deverá enviar seu um resumo do artigo por meio do site do Festival.

Idealizado pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o FIF chega à sua segunda edição com a proposta de refletir sobre as relações Mundo, Imagem, Mundo. “O ser humano cria imagens e as utiliza como meio para construir, entender e propagar ideias. A imagem se torna então uma ferramenta de poder, pois ela tanto organiza quanto também desestabiliza realidades”, explica Vilela. “Gerar reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo é o que  pretendemos com o FIF 2015”,  completa Cunha. Além dos dois, compõem a curadoria dos trabalhos recebidos pelo festival o crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas,  Eduardo de Jesus; e a artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG, Patrícia Azevedo.

O FIF-BH 2015 é realizado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com apoio de parceiros como Artmosphere, Solução Imagem, Agência Nitro, Canal C, Hahnemuhler, Fundação Clóvis Salgado e Governo de Minas Gerais.

_SERVIÇO

2º FIF - Festival Internacional de Fotografia

Exposição “Mundo, Imagem, Mundo” // Moving Images // FIF Universidade
Convocatória: inscrições até 24 de julho pelo site www.fif.art.br
Festival: 02 a 10 de outubro de 2015
Exposição:  02 de outubro a 29 de novembro de 2015

Locais:
Palácio das Artes | Galeria Alberto da Veiga Guignard [Avenida Afonso Pena, 1.537]
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]

#2FIF, #convocatoria, #fotografia
A Coca-cola mais uma vez inovou e trouxe móveis com design exclusivos feitos com símbolos da marca.

D+, né? #cocacola. Link: http://migre.me/hKasF

Conheça  o mobiliário  com uma pegada vintage, contemporânea. A linha de mobiliário licenciado foi apresentado no Brasil na 47ª House & Gift Fair, e é assinado pela Urban, que detém o direito de uso da marca para produtos de casa. São sofás, poltronas, cadeiras, mesas de jantar, mesas de centro, mesas de canto, bancos e racks.

 “A linha criativa tem vários caminhos, vintage, contemporâneo”, explica Renato Orensztejn, diretor da Urban. A procura é de consumidores que são fãs da marca, ou apostam no estilo de vida "Abra a Felicidade" que o refrigerante difunde, explica o executivo. “São os pessoas que adoram a vibração da marca, que é de alegria, de esportes e de integração”. Confira os móveis nas fotos a seguir.

São Paulo - Depois de flertar com decoração em utensílios e acessórios, a Coca-Cola, uma das marcas mais conhecida do mundo, ganhou uma linha de móveis propriamente dita.

O mobiliário licenciado foi apresentado no Brasil na 47ª House & Gift Fair, e é assinado pela Urban, que detém o direito de uso da marca para produtos de casa. São sofás, poltronas, cadeiras, mesas de jantar, mesas de centro, mesas de canto, bancos e racks.

“A linha criativa tem vários caminhos, vintage, contemporâneo”, explica Renato Orensztejn, diretor da Urban. A procura é de consumidores que são fãs da marca, ou apostam no estilo de vida "Abra a Felicidade" que o refrigerante difunde, explica o executivo. “São os pessoas que adoram a vibração da marca, que é de alegria, de esportes e de integração”. Confira os móveis nas fotos a seguir.


Fonte: revista exame.

materia publicada originalmente em 31de março 2013
BATE PAPO SOBRE AS NOVIDADES DO SALÃO INTERNACIONAL DE MILÃO COM MAX MELLO NO ESCRITÓRIO DE ARTE DAYSE RESENDE

O arquiteto capixaba Max Mello apresenta as novidades do Salão Internacional do Móvel, de 2014.

O encontro acontecerá dia 09 de maio as 09:00 horas, na Galeria do Escritório de Arte Dayse Resende, em jardim Camburi. As inscrições podem ser feitas no site: www.dayseresende.com

 A Feira de Milão (Itália) é o maior e o mais tradicional festival de design do mundo, e atrai profissionais, curadores de arte, empresários e estudantes de arquitetura, artes e design de todo o mundo.


A 53º edição da Feira de Milão aconteceu em abril e trouxe muitas novidades para o universo da decoração e do design. O arquiteto Max Mello, que frequenta a Feira de Milão há cinco, irá compartilhar conosco o  que achou de inovador, belo, sofisticado e tecnológico em mobiliário, cozinhas, banheiros e acessórios. Max irá vai falar sobre as tendências contemporâneas que refletem o momento de austeridade pelo qual passa o Velho Continente, e como essas tendências podem ser incorporadas e atualizadas na América Latina, e do interesse das indústrias em explorar matérias-primas alternativas dando-lhes status de nobreza. Veremos cases como os da Kartell e da Republic of Fritz Hansen, que lançam no mercado variadas peças moldadas em polímeros. Já nos quesitos cozinhas e banheiros, Max falará sobre as inovações dos componentes construídos a partir de fibra de carbono, que dão continuidade a um movimento iniciado há alguns anos que reforça o espaço das superfícies tecnológicas, em substituição às rochas naturais (mármores e granitos). O palestrante abordará, também, questões referentes ao desenho de maneira geral, e da busca por formas mais puras e minimalistas, que prevalece em detrimento da ostentação.

Venha participar desse bate papo, será uma alegria tê-lo conosco!

As inscrições podem ser feitas no site:http://www.dayseresende.com/p/cursos.html
Ou em Preencha a ficha :  https://docs.google.com/forms/d/1wN9s7rJtiWbSp0afBTyCQdDg-RnTXSKrL5c1j-vfCG0/edit#

As vagas são limitadas, garanta a sua.     Primeira Turma -  GRATUITA. 22 vagas.

Valor do investimento: R$ __________- Primeira Turma -  gratuita. 22 vagas.
Segunda turma R$ 60,00 (sessenta reias) 22 vagas.


28/04/2014.

Viva sua cidade é o tema do Decora Líder 2014.

Vitrine
A abertura da mostra aconteceu no dia 30 de abril, na loja Lider Interiores Vitória, ES.


Com um tema tão enriquecedor, que traz a cidade de Vitória como destaque, a designer de interiores Leticia Costa será responsável pelo ambiente “Vitrine”. Inspirou-se em "Hall" de grandes hotéis, para falar do momento atual de nossa cidade e da multiculturalidade de nosso Estado.

O Espírito Santo, em especial, a cidade de Vitória, é formado por descendentes de alemães, gregos, italianos, suíços, polacos, sírios entre outros povos que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cultura.

Já para as obras de arte que compõem o espaço de Leticia Costa, a preocupação foi valorizar cada uma delas. A tela do artista Cearense Sergio Helle, representada pelo Escritório de Arte Dayse Resende, por exemplo, está em destaque na parede principal e recebeu um tecido em degrade azul, criado por Rebeca Duarte.

 A madeira e o azul aparecem em vários pontos da decoração.

Carol Daros “Espaço de Vivência”
Já o projeto de Carol Daros para mostra Decora Líder privilegia o jeito brasileiro de morar.


Carol criou o ambiente “Espaço de Vivência”. Resgata e valoriza a conversa e os momentos em família, como os de antigamente; Valoriza o encontros dos amigos para uma conversa prazerosa.


Obras de arte que remetem à natureza, esculturas de formas orgânicas de De J Tavares e telas da série Pássaros Brasileiros da artista Sandra Resende, um importante nome das artes capixaba e também obras literárias clássicas que compreendem matéria-prima de nossa cultura.

Os móveis líder com acabamentos ou inspiração em outras décadas, tecidos atuais e plantas que remetem a cultura, fauna e flora brasileira. O paisagismo do espaço ficou por conta de Aurea Nunes.

Outro destaque da mostra foi o ambiente de Carla Bunjes e Simone Serrão que privilegia o casual chique, com foco no conforto e na praticidade. O espaço foi elaborado com mobiliários leves e elementos decorativos que buscam favorecer a memória emocional dos visitantes.

Cores harmoniosas, iluminação pontual, traços assimétricos e os diversos materiais aplicados ajudam a construir a proposta. Revestimento cimentício e palha da Loja Decoranea, de Isabela Castelo e as cores da Argalit cobrem as paredes que, também, recebem obras de arte do Escritório de Arte Dayse Resende.

Destaque para o mobiliário, despojado, sem perder a elegância. Os tons neutros da laca se contrapõem ao tom quente do carvalho e à elegância dos espelhos bronze. Os tecidos,  a iluminação  também é um dos destaques. O lustre de cristal da Ilumine (Cleris Milton) confere requinte ao ambiente, evidenciando os detalhes e valorizando a composição.
Carla Bunjes e Simone Serrão

Estar numa mostra de decoração é uma grande oportunidade de apresentar o potencial do Escritório de Arte, nossas ações e trajetória no cenário capixaba aos longos deste quase 5 anos de atuação e ainda apresentar ao numero maior de pessoas parte da diversidade criativa do acervo de nossa Galeria de arte.
 Já o ambiente quarto de Casal por José Daher  é uma homenagem a sua filha advogada Livia Daher. Obras de renomados artistas e importantes nomes da cena local estão presentes no espaço de José Daher tais como: Alvaro Conde, Dilma Goes, Sagrilo e o jovem Gabriel Lordêllo com a bela foto "Mar de Marataizes".
José Daher .Obras de Arte
Com muito requinte e sofisticação José Daher colocou obras de arte de linguagens bem diferentes.

 A abertura da mostra aconteceu no dia 30 de abril na loja Lider Interiores Vitória, ES. Entre os profissionais que participam da mostra estão Leticia Costa, Carol, Daros, Sérgio Palmeira, Max Mello, Gabriela Dalorto, Jacque Barros, Luciana Vervloet, Sergio Caus, lea Braun, Dayse Nogueira, Martha Ornelas, Larissa Cabral,  Aline e Grazi, Mauren, Eduardo, Carla Bunjes e Simone Serrão.

Para prestigiar o evento, vieram de Belo Horizonte para Vitória,  Aurélio Nogueira e sua  esposa, Tiago Nogueira, Maria Augusta diretores da Líder.
Neste ano, mais de 20 profissionais capixabas decoraram 20 ambientes, entre salas de estar e jantar living e quartos. O evento, que acontece em sete cidades do país, traz as principais tendências da decoração para Vitória e segue até 30 de outubro, na Líder Interiores, Praia do Canto, em Vitória.


Acqua de Sergio Helle

Xilogravuras de João Pedro do Juazeiro.  R$ 120,00 a 240,00 cada






Aguardem novos posts sobre Mostra Decora Líder 2014.

Aberto a visitação :Av.  Avenida Desembargador Santos Neves, 410, Vitória - ES, 29055-720
(27) 3345-2694
Fotos: Camila Batessin, Sagrillo, Carla Bunjos, Carol Daros, Renata Bomfim.


Confira mais fotos do evento:


Com a escritora Renata Bomfim e Naldo

Ambiente de Luciana Vervloet


Designer Elizabete Name, Renata Bomfim e Dulcinéia Castilione

Com Sergio Palmeira

Equipe Decora Líder


Paulo Castela, Helio Honorato, Célio Bruno, Juliana Marçal, Renan

Luisa Cristina

Dayse Resende, Aurelio Nogueira e esposa.

Mirian Miamoto
Publicado originalmente em 05/052014.


[
Renata Bomfim é uma apaixonada pelo trabalho. Presta consultoria socioambiental para empresas, escreve para dois blogs muito popular no mundo literário, o Letra e fel administra e presta atendimentos no Espaço Terapêutico Arte (Estarte), é doutoranda em estudos literários na UFES, ufa..., conhecer uma pouquinho do universo desta capixaba criativa foi uma grande experiência.

Renata possui um currículo transdisciplinar. Graduou-se em Artes plásticas pela UFES, é arteterapeuta (Ucam-RJ), especialista em Psicologia analítica junguiana (IBPP-ES) e em psicossomática (FACIS-SP), estudou psicanálise na Escola Brasileira de Psicanálise (NEP-ES), fez o mestrado na UFES e agora finaliza o doutorado pela mesma instituição. Desde 2007 a escritora integra o grupo do CNPq que pesquisa a obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca, tendo suas análises publicadas em revistas acadêmicas europeias e da América Central. A formação como Contadora de Histórias aconteceu no GECHUFES- Grupo Experimental de Contadores de Histórias da UFES, e Renata tornou as narrativas uma importante ferramenta de trabalho.

Desde cedo essa capixaba mostrou suas habilidades artísticas e literárias, mas, foi no curso de artes plásticas da UFES, na década de 90, que Renata passou a desenvolver projetos sociais que lhe possibilitaram criar novas formas de trabalho com a linguagem, impulsionando a sua formação como escritora e terapeuta. Com larga experiência no campo da saúde mental, Bomfim participou da estruturação de serviços como o CAPS Ilha de Santa Maria (SESA/PMV), o Centro de Atenção Continuada para Crianças e Adolescentes (CACIA/Ufes), e do Ambulatório de Saúde Mental para crianças e adolescentes (CDSM/Ufes/Hucam). Atualmente a escritora e terapeuta atende a seus clientes no Espaço Terapêutico Arte (ESTARTE) e atua como educadora socioambiental e consultora no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargam, em Ibiraçu/ES.

Sempre alegre,  dona de uma linda voz, Bomfim gosta de trabalhar em prol da literatura e das artes do Espírito Santo. Ela já escreveu sobre personalidades como Luz del Fuego, Carmélia Maria de Souza, Miguel Marvilla, Sandra Resende, Homero Massena, Nice Avanza, entre outros. Como escritora, Renata tem despontado no cenário internacional representando o Brasil em Festivais de Poesia e recebendo apreciações positivas de críticos literários reconhecidos. Maria Lúcia Dal Farra destacou que a poesia para Bomfim é “processo profundo de cavocação carnal e terreal”, e que “sem pruridos, essa mulher geral não hesita em enfiar mudas de caquis por entre seus versos”. Luiz Eustáquio Soares coloca a poesia de Renata, a parir de sua afetividade, na esteira da de poetas como “Sylvia Plath, Ana Cristina Cesar, Elza Beatriz e Florbela Espanca”. No Espírito Santo, o critico José Augusto Carvalho destacou, no livro Arcano Dezenove (2011), “a linguagem saborosa”, e o “pensamentos em que se mesclam o social, o político e o lírico”.


Muito se fala sobre a importância da valorização da cultura capixaba, e já existe um número significativo de obras que falam sobre os escritores locais, entretanto, é necessário que despertemos para a leitura dos mesmos. É importante que conheçamos nossos escritores. Como destacou o esclarecido texto publicado no Caderno Pensar, do Jornal A Gazeta, por Francisco Aurelio Ribeiro: “O que nos falta, ainda, no Espírito Santo, é uma política de circulação e de divulgação dos nossos livros, lugares públicos e privados onde possam ser vistos e conhecidos”, afinal, “há uma dezena de obras de qualidade, que merece ser lida e apreciada por um público maior, além dos amigos e dos colegas de profissão, leitores de sempre”.

Este é um momento importante na difusão da literatura produzida no Espírito Santo. Entre os dias 15 e 18 de maio de 2014 acontece a I Feira Literária Capixaba, uma oportunidade ímpar para que jovens e adultos tomem contato com a diversidade e a qualidade da produção literária local, bem como participem de oficinas, palestras e shows. Os leitores poderão conferir as obras de Renata Bomfim, assim como as de outros escritores capixabas, e comprovar que além das muitas belezas naturais e do povo simpático e acolhedor, o Espírito Santo também possui uma rica literatura.

Dayse Resende

Livros:

Em Portugal temos o livro CHARNECA EM FLOR da obra completa de Florbela Espanca, com ensaios críticos de Renata Bomfim e Nuno Júdice e apresentação de Maria Lúcia Dal Farra .
No Brasil 





VITÓRIA É UMA DELÍCIA!

        À memória de Carmélia Maria de Souza

nasci numa Ilha
rica em formas e cores
beijada pelo Atlântico.

nesse chão, meu lar,
amei, construí, me criei,
vislumbrei castelos de luz.

Esta Ilha tem "um quê"
de Ítaca, Olimpo, Passárgada...
nela, eu sou eu!
nela me dissolvo...
Nela florescem, por toda parte,
múltiplos objetos de amor:
rosas fascinantes e assombrosas...

Que glória e que sina a minha Ilha
De Camélias e Carmélia...
Vitória é uma delícia!

Moqueca Capixaba

Ela vai sendo aquecida, lenta e
delicadamente, em fogo brando.
Sobre a mesa, o namorado,
temperado com amor, espera.

Pretinha de barro, filha de indio
seu colo acolhe o fruto do mar
fervilhante, emana seu odor
Esperam-na todos, deleitantes.

Um bom vinho, à mesa,
um silêncio respeitoso,
as bocas anseiam e marejam
como velas errantes ao mar.

E o namorado vai sendo devorado,
transubstanciação, pode-se sentir o
Espírito Santo no céu da boca.
Divina moqueca capixaba!

 Uma voz em diálogo com outras várias... (Advertência) Essa sou eu, mas quem escreve é a Outra...

Hoje o Escritório de Arte Dayse Resende trabalha com diversos artistas e escultores. Mantém um ateliê criativo anexo a Galeria de Arte, onde em conjunto com seus 16 artistas representados  desenvolve obras e mantém uma cartela de projetos e exposições.

Design contemporâneo 

Aqui, um projeto de Flavia Dadalto, destaque para volumetria criada com a obra de arte e a sombra projetada a partir da escolha da iluminação ideal para valorizar a obra de arte.

Neste projeto a arquiteta Isabele  Melo, utilizou esculturas de parede do Escritório de arte Dayse Resende.

Contato :escritoriodearte.dayseresende@gmail.com