hoje (sábado), na III Feira Literária Capixaba  (Fabrica de idéias) recebe o lançamento do livro " Ensaios sobre a Dramaturgia: do Clássico ao Contemporâneo" da escritora Ester Abreu, no espaço do Escritório de Arte Dayse Resende, a partir das 18h.

Grande dama da literatura capixaba, a escritora Ester Abreu Vieira de Oliveira é uma exemplo de vida, coragem e determinação.

Com seu jeitinho sereno, no auge dos seus oitenta e poucos anos, Ester nos encanta e ao mesmo tempo, nos chama ao trabalho, escrever, participar, divulgar, realizar, promover, criar uma identidade, desenvolver a cultura de nosso Estado.

E será um grande orgulho receber em nosso espaço/stand na III Feira Literária Capixaba o Lançamento de seu novo livro "Ensaios sobre a Dramaturgia: do Clássico ao Contemporâneo

Neste livro, a autora reuni alguns textos publicados, ou não, em revistas ou anais, ou apresentados em sala de aula, com o objetivo de oferecer estudos de textos dramáticos, ou seja, de textos escritos, produto histórico e cultural de caráter artístico para ser encenado, já que este é o termino do processo de comunicação dramática.

A autora também destaca a importância da ação dramática, já apontando por Aristóteles, pelos trágicos dos clássicos gregos, pelos clássicos modernos Shakespeare, Lope, Tirso, Molière, Calderàm, Moratín e Zorrilla e pelos dramaturgos da modernidade Valle_inclan, Lorca< Strindemberg, Ionesco, Becckett y Satre e, em geral, por todos os que dão importância ao que ocorre em cena, realizada numa praça ou num teatro.

" ENSAIOS SOBRE DRAMATURGIA : DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO" é uma obra de corpo e alma: uma entidade que possui vida própria, capaz de surpreender a todos.

Aguardo todos vocês sábado (14) as 18h, na III Feira Literária Capixaba para prestigiar esse grande lançamento.


Vamos conhecer uma pouco a autora

Ester Abreu Vieira de Oliveira mais conhecida como Ester Abreu é capixaba, natural de Muqui, professora do mestrado e do doutorado do departamento de Letras da Universidade Federal do Estado (Ufes), e também ministra disciplinas de teatro.

Atual Presidente da AFESL e membro da AEL, possui publicações em revistas, jornais, anais de congressos e em várias antologias (poesia, crônicas e traduções, resenhas e ensaios sobre a literatura espanhola, hispano-americana e brasileira e estudos linguísticos), entre as obras didáticas, poéticas, ensaísticas e narrativas encontram-se cerca de 23 livros.

Pertence à Academia Espírito-santense de Letras, à Academia Feminina Espírito-santense de Letras, ao Instituto Histórico, Geográfico do Espírito Santo, Associação Brasileira de Hispanista, Asociación Internacional de Hispanista, à AITENSO. Coordenou eventos e publicações de obras.

 Veja as publicações:
.
Serviço:

Lançamento:  "Ensaio sobre Dramaturgia: do clássico ao contemporâneo" , lançamento no stand do Escritório de arte Dayse Resende, III Feira Literária Capixaba (FLIC-ES),
No sábado (14),   às 18h.
420p, Livro R$110,00 na Feira R$100,00
Com entrada franca, é uma ótima opção para todas os públicos e idades.


Textos de referência, divulgação flices. Fotos:acervo
É amanhã! Lançamento do livro Itaguaçu - Primeiras fazendas de Regina M. Loureiro na III Feira Literária Capixaba. A partir das 16h na Fabrica de Idéias.

O livro é um registo histórico do Município de Itaguaçu com muitas fotos, tudo mesclado com versos entre prosa documental.

Apresenta a história das primeiras fazendas, da formação e da povoação que foi construída por braços fortes de várias raças. Os pioneiros colonizadores chegaram vindos de variadas regiões do Brasil, da Itália e da Alemanha.

Obra é dedicada às famílias itaguaçuense, no ano do Centenário de Emancipação Política do Município e registra as principais festas religiosas, os costumes e descreve a religião onde os imigrantes se fixaram e implantaram as primeiras culturas.

Apontando a grande diversidade cultural, os primeiros passos da agricultura regional, relatando sobre as primeiras fazendas chegando até a emancipação política com registros de todos os prefeitos com suas realizações em favor do município.

Grande registro imagético das sedes de algumas fazendas do início do século XX, que traduzem muito da história do homem no território de Itaguaçu e que se transformam em verdadeiros museus desses tipos de edificação pertencentes a diversas famílias


Itaguaçu

A  autora

Regina Menezes Loureiro, brasileira, advogada, escritora capixaba, 
Escritora, historiador e Poetisa.
Ex-Presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, período 2004/2005 e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
É artista plástica e ilustradora.

Criou há 18 anos, o informativo cultural independente “AS ACADÊMICAS”, enviado para academias do Brasil e Argentina. 

Esperamos você

Livros  publicados:

Porcina – Raízes, ritmos e rimas.
Caminhos de Purumé
Memórias do Barão de Peracanga
ITAGUAÇU- primeiras fazendas, dias atuais, será lançado na FLIC/17.
O AMOR VEM DO MAR ( título provisório) livro de literatura e arte para pintar, ainda no prelo.


Idealizadora e coordenadora das I,II,e III Feira Literária Capixaba - FIC-ES

ATUAL COORDENADORA GERAL DA III FLIC-ES

Serviço

Matemática divertida

Você já pensou em aprender Matemática por meio do teatro?
Esta pergunta motivou o dramaturgo Alvarito Mendes Filho e a professora Dr.ª Maria Auxiliadora Vilela Paiva a realizarem uma pesquisa que resultou no livro MATEMÁTICA EM CENA:

Aprendizagens com ludicidade, criatividade e alegria, que será lançado na próxima sexta-feira (20/05), às 18 horas, dentro da programação da 5ª Semana da Matemática do Ifes.
A 5ª Semana da Matemática é uma realização da Coordenadoria de Matemática do Ifes/Vitória, em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Espírito Santo (SBEM-ES).

O evento acontece de 18 a 21 de maio de 2016, nas dependências do Campus Vitória. Clique no link abaixo para conferir a programação completa:
http://educimat.vi.ifes.edu.br/gepem-es/wp
content/uploads/2016/05/CadernoResumos_web.pdf

No livro MATEMÁTICA EM CENA: Aprendizagens com ludicidade, criatividade e alegria, Mendes Filho e Paiva analisam o processo de ensino–aprendizagem do aluno durante sua participação no processo de preparação, montagem e encenações de uma peça com conteúdo matemático. A obra foi dividida em duas partes: na primeira, os autores apresentam dados sobre a utilização do teatro como recurso didático-pedagógico no ensino-aprendizagem da Matemática; e, na segunda parte,

apresentam duas das peças de seu acervo de Teatro Matemático. As duas peças constantes do livro são: A feliz união de Seu Teatro com Dona Matemática (comédia em que o teatro procura a Matemática para pedir-lhe ajuda para resolver um problema, e os dois acabam se apaixonando); e Vaidades geométricas (comédia em que o imperador Polígono Perfeito Primeiro e Único ordena que se realize um concurso para se eleger a mais bela figura geométrica plana, o que faz aflorar a vaidade dos habitantes de seu reino matemático).

SERVIÇO

Evento: Lançamento literário
Obra: MATEMÁTICA EM CENA: Aprendizagens com ludicidade, criatividade e alegria
Autores: Alvarito Mendes Filho e Maria Auxiliadora Vilela Paiva
Dia: sexta-feira, 20 de maio de 2016
Horário: 18 horas
Local: Ifes/ Campus Vitória
Contatos: 99899-3369 (Alvarito)
    99945-9982 (Maria Auxiliadora)
Bom dia, amigos
logo III Feira literaria

Realização do Instituto Histórico do Espírito Santo  – Presidente: Getúlio Neves, Academia Espírito-santense de Letras  – Presidente: Francisco Aurélio Ribeiro e Academia Feminina Espírito-santense de Letras - Presidente: Ester Abreu Vieira de Oliveira.

Fruto de muito trabalho, com uma estrutura física simples, modesta, porém, eficaz, acontece a III feira Literária Capixaba, de 11 a 15 de maio de 2016, na Fábrica de Ideias, em Vitória-ES. 

Os organizadores estabeleceram objetivos claros, delegaram funções, fizeram parcerias e, com isso, tiraram o maior proveito desse grande projeto de estimulo à literatura e às artes em geral.


Com programação estimulante, O evento vai ter além da venda de livros de escritores capixabas, 51 lançamentos e inúmeras atividades: declamações, prêmios de literatura e a presença de 70 escritores em palestras e diálogos em mesas-redondas, exposição de arte, contação de histórias para crianças, oficinas artísticas e muitas atrações de palco, desde música até danças folclóricas e regionais e ainda, obras de arte, a feira acontece com uma média diária de 900 visitantes. 

Aos participantes e visitantes, nossos agradecimentos; aos que ainda não foram, fica nosso convite.

Caso queiram, poderão seguir nas redes sociais, use a hastag #flices, e compartilhe o que você mais gostou. http://feiraliterariacapi.wix.com/flic-es

Aproveite para curtir um pouco do que aconteceu até o momento, e venha participar até domingo das atividades que propõem criar espaço para os artistas no mercado e na mídia, divulgar novos talentos e refletir sobre o papel da memória na construção da identidade literária e artística regional.










O digital infuence Felipe Potraz visitando a III feira Literária Capixaba 














 org.

A ACADEMIA FEMININA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS (AFESL), a ACADEMIA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS (AEL) e o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO ESPÍRITO SANTO (IHGES) 
Serviço
 III Feira Literária Capixaba (FLIC-ES), que começa nesta quarta-feira (11) e vai até o próximo domingo (15), das 9h às 20h. Com entrada franca, é uma ótima opção para todas os públicos e idades.




<div id="google_translate_element"></div><script type="text/javascript">
function googleTranslateElementInit() {
  new google.translate.TranslateElement({pageLanguage: 'en', layout: google.translate.TranslateElement.InlineLayout.SIMPLE}, 'google_translate_element');
}
</script><script type="text/javascript" src="//translate.google.com/translate_a/element.js?cb=googleTranslateElementInit"></script>
       

PROGRAMAÇÃO

PALESTRAS - MESAS REDONDAS  CONVERSA COM ESCRITOR

DIA 11/05/2016 – Quarta feira

10h Abertura oficial

CONVERSA COM ESCRITORES 
Wanda Maria Bernadi Capistrano Alckmin
Josina (Jô) Drummond
Tiago Zanoli
Mediadora: Silvana Sampaio


11h 20 min

MESA REDONDA: “Música Literatura e Turismo’
1. José Roberto Santos Neves
2. Rogério Borges
3. Pedro Paulo de Souza
Mediador: Paulo S. Moraes

14h30min

CONVERSA COM ESCRITORES
Maria Marino Schneider
Marilena Soneghet
Rogério Sarmengtti
Mediador: Sonia Maria Barreto

16 h
Palestra: “Poesia Periférica”: Claudia Canteli 
Mediadora: Lia Noronha

17h

 Palestra: “A poesia como forma de vida”  Jorge Elias Neto 
Mediadora  Jô Drummond

18h

Palestra: Homenagem a Adelpho Poli Monjardim 
Acadêmico José Carlos (CacaU) Monjardim
Acadêmica Beatriz Monjardim

Dia 12/05/2016 – Quinta-feira
   
10H

CONVERSA COM ESCRITORES-
Alvarito Mendes Filho
Edy Soares
Paulo Roberto Sodré

Mediadora: Valentina Ivanovna Krupnova

11h

Palestra: “Literatura infantil, práticas de leitura e técnica de contação de história”
Silvana Soares Sampaio
Mediador: Maria das Graças Neves

11h30min

Mesa Redonda: “Os diferentes tipos de gêneros literários”
       1.  Sergio Soares Dutra
       2.  Adilson Vilaça
       3. Caco Appel
       4- Edy Soares
Mediador:  Matusalém Dias de Moura


14h30min

CONVERSA COM ESCRITORES
Antônio de Pádua Gurgel
Renata Bomfim
Vinícius Muline dos Santos
Mediadora: Sonia Maria da Costa Barreto

16 h
Mesa Redonda: “O mercado editorial e as mídias alternativas’
1. Orlando Lopes
2. Wilson Coelho
3. Saulo Ribeiro
Mediador: Estevão Ribeiro

17h
Palestra: “Realidade da Educação Literária na Escola em função do meio ambiente.” Marlusse Pestana Daher
Mediadora: Ailse Romanelli Cypreste

Dia 13/05/2016 – Sexta-feira

11h30min

Palestra: “Manejo e conservação da água e do solo no Espírito Santo”
Marcio Vieira de Oliveira

Mediador: Vinícius Muline dos Santo


15h

CONVERSA COM ESCRITORES
    Clério José Borges
    Neusa Jorden
   Matusalém Dias de Moura
    Claudia Sabadini

Mediadora: Sonia Sancio Landrith

17h
Palestra: “Uma mulher capixaba de fibra”. Ailse Romanelli
Mediadora:  Maria Beatriz Nader

18 h
MESA REDONDA: “Literatura Fora dos Grandes Centros: Produção, Publicação e Visibilidade”
?

Mediador Álvaro José



Dia 14/05/2016 – Sábado

 10h      
 Roda de leitura “Ler: uma aventura imprevisível”  Marilena Soneghet

11 h

Mesa Redonda: “A fuga de Canaã  (Canã)”
1. Luiz Guilherme Santos Neves
2. Getulio Neves

Mediador: Fernando Antonio de Moraes Achiamé


14h

CONVERSA COM ESCRITORES
Gecinete Pimentel
     Marcos Bubach
Ítalo Campos
Mediador:  Dásio  Roberto Scobel de Amorim

16 h
Mesa Redonda: “O livro comercial e o livro independente. Etapas de uma produção.”
1. Matuzalém Dias de Moura
2. Ilvan Filho
Mediadora: Sonia Rita Sancio Landrith


17h 30min

Palestra com  “Literatura como expressão do nosso tempo e a sua importância para a fomentação do turismo.” Michel Dal Coll Costa
Mediadora; Sonia Maria Costa Barreto


Domingo 15/05/2016

10h
CONVERSA COM ESCRITORES DE LIVRO INFANTIL
Luiz Sergio Quarto
Elizabeth Martins/
Sonia Rosseto
Estevão Ribeiro
Mediador:  Ivana Esteves

11 h

Palestra: “Literatura e psicanálise” Ítalo Campos
Mediador:  Oscar de Almeida Gama

Palestra “Música e literatura: o samba e o hap’ Jorge Luis do Nascimento
Mediador: Attila Piovesan

11h30min 

CONVERSA COM ESCRITORES
      Lino Machado
      Raimundo Carvalho
      Wilberth Salgueiro.
Mediador: Attila Piovesan

    
 15h

Palestra: “Como lançar um livro?” Anaximandro Amorim
Mediador: Eduardo Baunilha

16h

Palestra: “Importância das Academias de Letras dos Municípios periféricos “
José Salotto
Mediador: Eduardo Baunilha
       

 

Na quarta-feira, 18 de maio, às 20hs, acontece no teatro da Ufes o show,"cantar de vero amor"

O Show Cantar de vero amor, apresentado por Maria do Carmo Marino Schneider (MADU MARINO) é constituído de um repertório das mais significativas músicas da MPB dos últimos 50 anos, e resgata, em nossa memória musical, sucessos de Tom/Vinicius, Raul Sampaio, Marcos e Sérgio Vale. Jair Amorim, João Donato, Peterpan, Chocolate, Roberto Carlos, Djavan, Chico Buarque e muitos outros.

 As músicas interpretadas falam de amor, através das mais belas canções que marcaram a época em que foram compostas e interpretadas, a partir de 1937, e que ainda estão presentes até hoje, muitas delas resgatadas nos temas das novelas atuais e em minisséries.

A produção e direção musical é de Armando Sinkovitz e os músicos são: Gabriel Ruy (bateria), Sérgio Meireles (teclado), Leo Carvalho (violão e baixo) e  Armando Sinkovitz (violão).

Madu Marino, nome artístico de Maria do Carmo Marino Schneider, uma artista de múltiplas linguagens, muito atuante.Escritora, cantora, performer .

Será uma noite de boa música com uma apresentação formidável!

Serviço:
Show musical  "Cantar de Vero Amor"
Local: teatro da UFES
Data:18/05
Horário: 20h
Ingressos :33352953



Exposição de Julio Braga no Instituto Jones dos Santos Neves

“Retrospectiva”. Esse é o nome da exposição do artista Julio Braga, que vai entrar em cartaz nesta quinta-feira (12), no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). A mostra vai reunir 16 obras de pintura sobre telas.

Serão expostas telas do acervo do artista e algumas inéditas, produzidas especialmente para a exposição. São obras em tamanhos variados, que vão abordar vários temas. “Vou apresentar uma retrospectiva do meu trabalho. Pratico pintura diariamente há 22 anos e tenho muita história”, declara Julio Braga.

A exposição integra o projeto Biblioteca Viva, coordenado por Andreza Tovar e realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves, que tem como meta dinamizar o espaço da biblioteca. O projeto já promoveu exposição de trabalhos de artistas locais e lançamento de livros, entre outras ações.

A mostra ficará em cartaz até o dia 31 de maio.

Sobre o artista

Julio Braga é autodidata e estudioso em história da arte. Desenvolveu seu trabalho com o mestre Carneiro da Cunha, que lhe guiou entre cores e formas.

Com a afiliação ao Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes), teve oportunidade de participar de várias exposições coletivas e individuais. Tem trabalhos reconhecidos em revistas, catálogos e cartões de utilidade pública e prêmios de concursos de pintura. Com técnica própria e utilização de tinta óleo, busca sempre crescimento pessoal e artístico.



Serviço
Exposição “Retrospectiva”, do artista Julio Braga
Data: abertura: 12/05, às 17 h
Visitação: 13 a 31/05, das 09 às 18h (exceto feriados e fins de semana)
Local: Biblioteca do Instituto Jones dos Santos Neves (Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2524 - Jesus de Nazareth, Vitória)
Entrada gratuita
Na próxima quarta-feira será aberta a III Feira Literária Capixaba, Flic ES, promete apresentar grande parte da produção literária contemporânea no estado e agitar a cena cultural capixaba com muita literatura, arte.

A programação inclui mais de 60 lançamentos, muita contação de histórias, mesas-redondas e shows musicais, exposição artística/cultural, literária variada, que inclui, oficinas, sarau com música e poesia, estandes e comercialização de livros de autores capixabas e apresentações culturais, além de bate papo com escritores, lançamentos e sessão de autógrafos

http://feiraliterariacapi.wix.com/flic-es

A feira literária é uma realização da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia Espírito-Santense de Letras.

O homenageado deste ano  ADELPHO POLI MONJARDIM , politico e escritor atuante, tem o seguintes livros publicados: O tesouro da Ilha da Trindade, Novelas Sombrias, Vitória Física, A Torre do Silêncio, Um Mergulho na Pré-História, Bolívar e Caxias, paralelo Entre Duas Vidas, O Exército Visto por um Civil, Sob o Céu de Ísis, O Imigrante, O Grande Almirante,  A Entrevista de Guayaquil, O Ícaro-Brasileiro e o Espírito Santo na Lenda e no Folclore.Detém sete prêmios literários, sendo cinco de âmbito nacional.1903-2003.


História


A  FLIC-ES surgiu de um movimento para divulgar a produção de autores capixabas, colocar artistas e escritores em evidência e foi prontamente aceita pela  AFESL (Academia Feminina Espirito-santensede Letras), que deu andamento na primeira edição.

REALIZAÇÃO:
 Instituto Histórico do Espírito Santo – Presidente: Getúlio Neves
 Academia Espírito-santense de Letras – Presidente: Francisco Aurélio Ribeiro
 Academia Feminina Espírito-santense de Letras- Presidente: Ester Abreu Vieira de Oliveira

COORDENADOR PRESIDENTE - Ester Abreu Vieira de Oliveira

COORDENAÇÃO GERAL DA FLIC-ES – Regina Menezes Loureiro

EQUIPE TÉCNICA:
Ademir Dadalto; Alvaro José Santos Silva; Anaximandro Amorim; Arquimedes de Jesus Novaes; Levi Basílio; Edy Soares; Fabiane Gonçalves; Marlusse Pestana Daher; Neusa Maria Jordem A. Possatti; Ramiro Pellisari; Silvana Soares Sampaio; Maria Susi Costa Nunes

PROGRAMAÇÃO

PALESTRAS - MESAS REDONDAS  CONVERSA COM ESCRITOR

DIA 11/05/2016 – Quarta-feira

10h Abertura oficial

CONVERSA COM ESCRITORES
Wanda Maria Bernadi Capistrano Alckmin
Josina (Jô) Drummond
Tiago Zanoli
Mediadora: Silvana Sampaio

A exposição de arte “O meio ambiente no Espírito Santo”.

11h 20 min

MESA REDONDA: “Música Literatura e Turismo’
1. José Roberto Santos Neves
2. Rogério Borges
3. Pedro Paulo de Souza
Mediador: Paulo S. Moraes

14h30min

CONVERSA COM ESCRITORES
Maria Marino Schneider
Marilena Soneghet
Rogério Sarmengtti
Mediador: Sonia Maria Barreto

16 h
Palestra: “Poesia Periférica”: Claudia Canteli
Mediadora: Lia Noronha

17h

 Palestra: “A poesia como forma de vida”  Jorge Elias Neto
Mediadora  Jô Drummond

18h

Palestra: Homenagem a Adelpho Poli Monjardim
Acadêmico José Carlos (CacaU) Monjardim
Acadêmica Beatriz Monjardim

Dia 12/05/2016 – Quinta-feira
 
10H

CONVERSA COM ESCRITORES-
Alvarito Mendes Filho
Edy Soares
Paulo Roberto Sodré

Mediadora: Valentina Ivanovna Krupnova

11h

Palestra: “Literatura infantil, práticas de leitura e técnica de contação de história”
Silvana Soares Sampaio
Mediador: Maria das Graças Neves

11h30min

Mesa Redonda: “Os diferentes tipos de gêneros literários”
       1.  Sergio Soares Dutra
       2.  Adilson Vilaça
       3. Caco Appel
       4- Edy Soares
Mediador:  Matusalém Dias de Moura


14h30min

CONVERSA COM ESCRITORES
Antônio de Pádua Gurgel
Renata Bomfim
Vinícius Muline dos Santos
Mediadora: Sonia Maria da Costa Barreto

16 h
Mesa Redonda: “O mercado editorial e as mídias alternativas’
1. Orlando Lopes
2. Wilson Coelho
3. Saulo Ribeiro
Mediador: Estevão Ribeiro

17h
Palestra: “Realidade da Educação Literária na Escola em função do meio ambiente.” Marlusse Pestana Daher
Mediadora: Ailse Romanelli Cypreste

Dia 13/05/2016 – Sexta-feira

11h30min

Palestra: “Manejo e conservação da água e do solo no Espírito Santo”
Marcio Vieira de Oliveira

Mediador: Vinícius Muline dos Santo


15h

CONVERSA COM ESCRITORES
    Clério José Borges
    Neusa Jorden
   Matusalém Dias de Moura
    Claudia Sabadini

Mediadora: Sonia Sancio Landrith

17h
Palestra: “Uma mulher capixaba de fibra”. Ailse Romanelli
Mediadora:  Maria Beatriz Nader

18 h
MESA REDONDA: “Literatura Fora dos Grandes Centros: Produção, Publicação e Visibilidade”
?

Mediador Álvaro José



Dia 14/05/2016 – Sábado

 10h      
 Roda de leitura “Ler: uma aventura imprevisível”  Marilena Soneghet

11 h

Mesa Redonda: “A fuga de Canaã  (Canã)”
1. Luiz Guilherme Santos Neves
2. Getulio Neves

Mediador: Fernando Antonio de Moraes Achiamé


14h

CONVERSA COM ESCRITORES
Gecinete Pimentel
Marcos Bubach
Ítalo Campos
Mediador:  Dásio  Roberto Scobel de Amorim

16 h
Mesa Redonda: “O livro comercial e o livro independente. Etapas de uma produção.”
1. Matuzalém Dias de Moura
2. Ilvan Filho
Mediadora: Sonia Rita Sancio Landrith

Lançamento
Itaguaçu. Primeiras fazendas –dias atuais, é um registro histórico do Município de Itaguaçu com muitas fotos, tudo mesclado com versos entre prosa documental.

Obra é dedicada às famílias itaguaçuense, no ano do Centenário de Emancipação Política do Município.






17h 30min

Palestra com  “Literatura como expressão do nosso tempo e a sua importância para a fomentação do turismo.” Michel Dal Coll Costa
Mediadora; Sonia Maria Costa Barreto


Domingo 15/05/2016

10h
CONVERSA COM ESCRITORES DE LIVRO INFANTIL
Luiz Sergio Quarto
Elizabeth Martins/
Sonia Rosseto
Estevão Ribeiro
Mediador:  Ivana Esteves

11 h

Palestra: “Literatura e psicanálise” Ítalo Campos
Mediador:  Oscar de Almeida Gama

Palestra “Música e literatura: o samba e o hap’ Jorge Luis do Nascimento
Mediador: Attila Piovesan

11h30min 

CONVERSA COM ESCRITORES
  Lino Machado
  Raimundo Carvalho
  Wilberth Salgueiro.
Mediador: Attila Piovesan

 
 15h

Palestra: “Como lançar um livro?” Anaximandro Amorim
Mediador: Eduardo Baunilha

16h

Palestra: “Importância das Academias de Letras dos Municípios periféricos “
José Salotto
Mediador: Eduardo Baunilha