A ARTE como negócio: Economia Criativa

O Programa Nosso Estilo na Band recebeu as artistas visuais  Dayse Resende e Izabel Vidal para falar de ecomimia criativa, arte, ateliê, escritórios de arte Dayse Resende e dos empreendedores criativos do 2 circuito de artes pelo ES.

Destaque para a valorização de toda cadeia produtiva das artes visuais do Espirito Santo em parcerias com renomados profissionais locais. 

Exibido originalmente dia 30/08/2016  - Entrevista no Programa Nosso Estilo, na Tv Guarapari com Alfredo Gini sobre o Circuito ArtES 2016 com Dayse Egg de Resende e Izabel Vidal.

Mapa do Circuito ArtES.

#dayseeggderesende #escritoriodeartedayseresende #arte #isabelvidal #circuitoartes #amores #alfredogini.



 

Ocupar o espaço público de forma artística e lúdica. Essa é a proposta do artista visual e educador Edu Mariano R com o projeto Circuito Lúdico.

O projeto Circuito lúdico é uma de intervenção urbana, linguagem das artes visuais, que utiliza técnicas como o do lambe-lambe, do estêncil e de instalação, que propõe a construção de um percurso relacionando a arte com o ato de brincar, intervindo artisticamente no espaço urbano e produzindo assim novos valores simbólicos nestes espaços percorridos.


O percurso definido para as intervenções liga os três viadutos do bairro Paul em Vila Velha, e vem sendo construído aos poucos com a participação da comunidade de entorno.

A comunidade

Toda criança e adolescente têm direto de brincar. Assim diz o Estatuto da criança e do adolescente, das Disposições Preliminares, Art. 3º "A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade".
Partindo de suas experiências como educador social, o artista Visual Edu Mariano propõe o Circuito Lúdico inicialmente por Vila Velha, cidade onde reside.Uma das intervenções foi desenvolvida pela equipe e as crianças da Unidade Municipal de Ensino Infantil Pe. Edmundo. É um lambe-lambe chamado Pique sem Pique feito por gravuras dos pés e mãos das crianças que frequentam a instituição.

Segundo Edu Mariano "Devemos promover formas mais generosas no trato com o espaço público"

Dentre as atividades do Circuito Lúdico, um encontro aberto ao público está marcado para o próximo sábado, 03 de setembro às 14hs no ateliê do Artista, em Vila Velha.Este encontro proporcionará aos participantes meios de expressão e mediação, experiências para trocas, disseminações e construções de atitudes, sentidos e afetos, buscando refletir sobre os problemas das cidades através de ocupações artísticas no espaço público.

Já em Vitória uma outra intervenção acontecerá  entre o Escritório de Arte Dayse Resende e ateliê Sandra Resende, em Jardim Camburi.

Perfil do Artista
Edu Mariano R


Artista visual, Educador Social

 27 99245 0569 | edumarianor@gmail.com



*O ateliê e a ação proposta pelo artista  faz parte do 2 Circuito Artes

* o artista conseguiu a liberação do espaço público para trabalhar, tendo em vista que em nossa cidade há um multa pela utilização ou intervenção nestes espaços.
Hoje vamos conhecer em primeira mão a coleção 2016/2017 Outdoor Living, que traz referências da fauna e da flora nas cores, texturas e tramas.

foto 3

A loja na Enseada do Suá  estava festiva  e com uma paleta de cores dinâmica e sedutora. Como sempre os anfitriões  Carmem Dolores Souto, Marcela e Rodrigo e toda equipe arrasaram. O brunch de lançamento apresentou com bom gosto em cada detalhe,  peças charmosas e funcionais, a ambientação valoriza e destaca moveis e acessórios da nova Coleção Tidelli para área externas e internas.

Objeto do desejo  os puffs
Um mimo para minha casa.

fotos4

Outra peça de práticos e funcionais  que chamou muito minha atenção foram os tapetes
Adorei a  linha Linha Marina - Outdoor, Confeccionados artesanalmente com uso de cordas náuticas, os tapetes podem ser personalizados em mais de 50 combinações de cores, lisos ou listrados, nos formatos quadrado, retangular ou feito sob encomenda.

Loja Tidelli : RuaCassiano Antônio Moraes, 100, Enseada do Suá, Vitória, ES. Tel. 27 3089-5588

Fotos: Igor Gonçalves, Dayse Resende e divulgação.

#tidelli #tapetesoutdoor #feitoamao #cordanautica #lifestyle #outdoorliving #inovação #cores #tramas #texturas #linhamarina #igarquiteturaeinteriores #tidellimoveis #interiordesigner #dayseresende


A loja Tendenze, em Itapoã, Vila Velha, dá as boas-vindas ao Verão 2017 trazendo para as capixabas três novas marcas para suas araras. Além das queridinhas Farm, Animale e FYI, o casal de empresários Márcio e Roberta Mello recebem convidados na terça, dia 23, ao longo da tarde, para apresentar também as coleções de verão das marcas Colcci, Canal Concept e a capixaba Empório Life.
 O evento acontece na próxima terça, dia 23, a partir das 16h, com coquetel em clima de verão regado a buffet japonês e picolés especiais. Nessa temporada, a loja agrega também novas marcas ao seu mix como Colcci, Canal Concept e a capixaba Empório Life
A Colcci é uma das novidades da temporada de verão na Tendenze. A grife se inspirou em Saint Tropez para criar a coleção. Jeanswear, alfaiataria e sportwear são os highlights da coleção Almost Paradise. A coleção feminina, que tem direção criativa de Adriana Zucco, traz estampas inspiradas na atmosfera da ilha. Flores e motivos náuticos integram um mix colorido e atual. Uma combinação de rosas, turquesas e verdes ressaltam a forma feminina. Os recortes e babados foram pensados para revelar nuances da pele e pontuam a coleção de forma feminina e atemporal.

Já a coleção de verão da Canal Concept foi inspirada na ilha de Cuba e se aprofundou no universo do país, na riqueza cultural, na arquitetura, na influência espanhola e no ritmo da salsa para criar o seu verão. A coleção é alegre, tem ritmo caribenho, remetendo ao humor e estilo de vida do povo cubano. As estampas retratam a fauna e a flora da ilha, com tucanos, borboletas e vegetações típicas. As cores predominantes são quentes, como as altas temperaturas cubanas e os tons de laranja, amarelo e vermelho aparecem em vestidos cheios de fluidez, macacões, calças e na malharia. A leveza da seda, do crepe e do chiffon levam romantismo e feminilidade à mulher.


Os empresários também trazem mais uma novidade para o seu mix, dessa vez uma marca capixaba, a Empório Life. A coleção de Verão se chama “Asas do Equilíbrio” e está pautada sobre três personagens femininos. Uma é a menina-mulher romântica de personalidade intimista com toda sua amorosidade, jovialidade e sensibilidade, que traz em sua essência peças leves em estampas florais, nuances pastel e modelagem ampla. Já a menina-mulher Vintage vem com personalidade hipster com toda sua sabedoria, irreverencia e inteligência, e traz em sua essência peças em estampas atemporais, cores primarias e modelagem clássica. E por fim a menina-mulher moderna de personalidade marcante com toda sua liberdade, simpatia e perspicácia traz em sua essência peças irreverentes em estampas de padronagem, cores vibrantes e modelagem plana. Juntos, estes três pontos, Amor, Liberdade e Sabedoria formam um triângulo desabrochando as “Asas do Equilíbrio”.

O coquetel de lançamento da Tendenze acontece a partir das 16h e será regado a comida japonesa do Trick Truck Food Truck, doces da Le Petit Docerie, picolés Frutos de Goiás, e, claro, quem passar pelo evento também vai concorrer a diversos brindes exclusivos e mimos das marcas parceiras da loja.

Serviço:

Coquetel de lançamento da coleção Verão 2017 Tendenze
Dia 23 – a partir das 16h - avenida São Paulo, nº 2255, loja 6, Itapoã, Vila Velha.
Tel: (27) 3075-0609.





Realizada pela Florense, com apoio do Escritório de Arte Dayse Resende, a exposição Territórios Entrelaçados inaugura o projeto Art at Florense em Vitória.

Territórios entrelaçados

Art at Florence vem apresentar a mostra pop-up Territórios entrelaçados, acerca dos trabalhos desenvolvidos atualmente por Dayse e Sandra Resende. Mãe e filha artistas com papel fundamental na circulação e fomento ao sistema de arte capixaba.

Ao se colocar de encontro com os trabalhos expostos, o que fica em evidência é a desconstrução de narrativas tradicionais no meio artístico. Telas de natureza abstrata insinuam dois trajetos diferentes onde o ponto de contato convergente é estabelecido pelo afeto e pelo fazer. Afinal, são experiências trocadas sem medida de tempo dentro e fora dos ateliês de ambas que tornaram-se ferramenta artística. Localizados em esquinas vizinhas de Jardim Camburi, bairro que virou assunto nas séries de pinturas das duas, Dayse está a frente do Escritório de Arte que leva seu nome com pretensões de migrar pra um espaço próximo e maior em breve.

Em seu ferramental conceitual, Territórios entrelaçados mapeia a modernidade e a figuração dando espaço a imaterialidade e a filosofia da arte apontando o surgimento de duas questões, quando o olhar se confronta com as telas: Quando se dá o acontecimento? Quando se dá a experiência? As respostas podem ser apropriadas tanto para orientar o espectador, quanto para as próprias artistas, no sentido que viram uma ficha cartográfica para a ativação de camadas simbólicas ao mesmo tempo em que mesclam saberes e, assim, guiam o percurso da exposição.

Em Sandra há uma certa dramaturgia das ações, o trabalho se impõe pela própria força. O expressionismo impresso nas telas indica uma questão cara e suprema nos percursos da arte contemporânea. Sua arte apresenta Essência e Ideia. Um convite ao exercício do Olhar pra perceber a imagem mais uma vez. Sempre haverá o que buscar.

Já na produção de Dayse, uma nova articulação. É possível relacionar com os espaços habitados fora da galeria. Pensar nas andanças pela cidade, por exemplo. E propor uma espécie de exposição mental. Encaixando essas imagens quase fantásticas com as imagens cotidianas e entendendo seu trabalho como um dispositivo criador de linguagens.

É certo que as perguntas que rondam os trabalhos são muitas e seus percursos exigem atenção. Se em Sandra é por meio do confronto com a tela. No trabalho de Dayse, fica clara a proposição de que só a arte pode imaginar o que não se apresenta racionalmente.

Tão logo, esta exposição abriga muitas faces e possibilidades de desdobramento a serem descobertas nos trabalhos destas duas mulheres, mesmo após tantos anos de jornada produzindo arte ainda é possível assistir um trabalho fresco e contemporâneo. Pensar a razão que motivou o exercício de pintar pra essa família assegura o mistério e, talvez o poeta curitibano Paulo Leminski tenha dado uma dica ao propor que "a arte é a maneira que o homem encontrou de ir além da necessidade."
obras da série Geografia Afetiva, Dayse Resende
                                                                                                    Michaela Blanc, Curadora

Trabalhos de Sandra Resende







Objeto do desejo _ Tetris

Art at Florense: Exposição Territórios Entrelaçados

Artistas participantes:  Sandra Resende e Dayse Resende
Abertura: 11 de agosto (quinta-feira), 19h
Duração: de 11 de Agosta a 15 de semtebro 2016.
Curadoria: Michaela Blanc
Divulgação: Ana Luiza Calmon Jornalismo
Apoio: Florense, Florense Vitória, Escritório de Arte Dayse Resende, Rota capixaba e Sindiappes
Produção: Engenho de Dentro_ coletivo
Expografia: Geraldo Lino Arquitetura

Florense Vitória (Próximo à loja Missbella e após a saída da terceira ponte, em direção à praia)
Rua Humberto Martins de Paula, 140 – Enseada do Suá, Vitória
Contato: 027.3235.1964



 Buffet
Buffet Chan, de Jader Almeida: design contemporâneo - Loja Stampa
Mais do que funcional, a peça valoriza o ambiente com um visual cada vez mais versátil, com grande variedade de cores e acabamentos para decoração cada vez mais personalizada.

Florense Vitória_ 
 Mais que mesa e cadeiras, a sala de jantar resgatou outro item essencial e que tem ganhado cada vez mais adeptos. É o buffet. Além de ser um apoio para a mesa de jantar, ele que é útil para guardar louças, talheres e copos, facilitando a arrumação da casa e da mesa para receber os amigos ou familiares.

Para o arquiteto Geraldo lino, muito mais que isso, o buffet vem ganhando a atenção de grandes designers brasileiros e marcas de móveis que capricham nos acabamentos, materiais e cores, tornando a peça item de desejo para todos nós.

Buffet traz mais charme à sala de jantar.

Segundo a empresária da Canto Encanto, Ruth Rebello, a procura pelo buffet tem se tornado cada vez maior, e mesmo em apartamentos compactos, há buffets em tamanhos horizontais e também verticais, ideais para apartamentos pequenos que não querem ficar sem a peça.

Algumas vezes o buffet também é escolhido como o ponto de cor do ambiente, pois as pessoas ainda preferem mesas e cadeiras em tons clássicos como preto, branco ou marrom, e o buffet ganha destaque no ambiente por ser em tons coloridos, principalmente em laca fosca ou brilhante, tendência da decoração.

É o caso do buffet amarelo assinado por Ronald Sasson em um dos ambientes da loja Canto Encanto Casual, assinados por Georgia Mendonça. Em qualquer ambiente ele se torna destaque por conta da cor e design que chama a atenção.

 Buffet de Paulo Sartori no ambiente
projetado por Rodrigo Martinelli
Outra novidade é o buffet bar, que pode ir além da sala de jantar, ou seja, em outros ambientes como sala, living, varanda. As peças são em geral menores e mais compactos, ideais para colocar peças que vão auxiliar na recepção das pessoas naquele ambiente como taças, abridor de vinho, entre outros produtos. São dois buffets bar, posicionados de forma estratégica um em cada lateral, e são assinados por Paulo Sartori. Eles são feitos de laca metalizada bronze.

Para os tradicionais que gostam de harmonizar a mesa de jantar com o buffet, a dica é apostar na linearidade da peça. Um exemplo é o ambiente ‘Refúgio da família’ assinado pelo arquiteto Rodrigo Martinelli. O buffet, parte em madeira e parte frontal em laca branca, assinado por Paulo Sartori, compõe o espaço em sintonia com a mesa que possui os mesmos materiais, também assinado pelo designer.

Madeira


Stampa - Buffet Raia, da Schuster, faz uma releitura das venezianas típicas da arquitetura colonial
Os buffets de madeira também são uma tendência, como explica a empresária da Sampa, Carmem Dolores Souto: “Eles deixam os ambientes mais aconchegantes e dão um caráter atemporal à decoração. Além disso, a madeira é uma matéria-prima nobre e pode combinar com as cores dos estofados e acessórios. Grandes marcas e designers têm investido no buffet, como Jader Almeida e Paulo Alves”, conta Carmem Dolores.  

O buffet Cercadinho, por exemplo, criado por Paulo Alves, chama a atenção não só pela funcionalidade como também pelo caráter sustentável. O designer é conhecido por reaproveitar matérias-primas e nesta peça ele dá novo uso às sobras de madeiras nobres e compensado de reflorestamento. Não é à toa que a peça foi selecionada para o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e para o salão Maison & Object, em Paris.
tampa - Buffet Cercadinho, criado por Paulo Alves, mescla a sobra de madeiras nobres em uma peça sustentável

Já o buffet Chan, assinado por Jader Almeida, tem estrutura em madeira maciça e design contemporâneo, ganhando destaque em qualquer sala de jantar ou estar. Afinal, ele também pode fazer as vezes de aparador.

 Buffet Vendôme, do designer Ronald Sasson.
O buffet Raia, por sua vez, faz uma releitura das venezianas presentes nas esquadrias e janelas da arquitetura colonial e nos móveis tradicionais. As ripas das venezianas assumem formas mais contemporâneas e orgânicas e agregam também a função de puxador das portas nesse modelo produzido pela Schuster.

Outro modelo em madeira que se destaca na decoração é o buffet Vendôme, do designer Ronald Sasson. A peça possui formas arrendondadas, acabamento amadeirado e pés metálicos. A peça é encontrada na Stampa.

Onde encontrar as peças em Vitória

Canto Encanto Atual –Avenida Rio Branco, 658, Santa Lúcia, Vitória. Tel: (27) 3029-5222.
Florense Vitória - Humberto Martins de Paula, 140 - Enseada do Sua, Vitória. Tel: 27) 3235-1964 Stampa: Avenida Desembargador Santos Neves, 25, Praia do Canto. Tel: (27)  3089-5555

Fotos: Divulgação, Felipe Araujo, thuanny louzada e Dayse Resende
Série "meu objeto de desejo"

Neste cenário vou publicar aqueles objetos que fazem meus olhinhos brilharem, que ficam na memória...hum...as vezes no meu closet.

Vou passear pela cidade e apresentar para vocês toda semana uma peça ou mais nesta coluna.

Abriremos este espaço falando de sapatos, simplesmente amo sapatos e como não poderia deixar de fora, conhecer um pouquinho da trajetória de seu criador o designer Jorge Bischoff.


Adoro os sapatos jorge Bischoff, prefiro os saltos médio e baixo, elegantes,  a mistura de materiais, o design e principalmente o acabamento.

A marca Jorge Bischoff foi criada em 2003 pelo próprio designer, que mantém até hoje seu ateliê em Igrejinha, cidade onde nasceu. Durante muitos anos Bischoff trabalhou para grandes marcas, hoje empresário do ramo da moda e prestigiado designer de sapatos, sempre surpreende suas consumidoras com os produtos que se diferenciam pela exuberância de suas criações e sua personalidade única.

A marca vem ganhando o coração e os pés das brasileiras e estrangeira. Com uma rede consolidada de franquias, conta com mais de 60 unidades em funcionamento, entre elas está a loja de Vitória, localizada na Rua Joaquim Lírio, 495, Praia do Canto, Vitória - ES,  uma charmosa rua de nossa cidade.
O empresário Mateus Alcuri Marianelli abre o espaço da Sierra Vitória para um evento diferenciado. Em parceria com as arquitetas Hellen Rocha e Potira Manhães e a Farmácia Alquimia, eles promovem um tour de decoração e moda, com apresentação dos móveis e complementos da marca, que aliás está com descontos, além das peças da coleção Animale Verão 2017.

 O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 18, das 15h às 20h. Imperdível!
Estaremos lá.

Aberto ao público

A preservação de coleções de fotografias se torna, a cada dia, mais importante para a construção da história do Espírito Santo e dos capixabas.

Pensando nisso e no volume de fotografias que se encontram em risco de extinção, a  Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan-ES) e da empresa Empório Capixaba, em parceria com a Associação dos Arquivistas do ES e Departamento de Arquivologia da UFES, se propor a organizar um encontro para apresentar pequenas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas, para a preservação da memória visual capixaba, e na próxima quarta-feira (17), acontecerá o seminário "Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico", no auditório Manoel Vereza, Prédio do CCJE, na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).


Esse evento (que marca a comemoração do"Dia Nacional do Patrimônio Histórico" e os 80 anos do Iphan) é destinado à apresentação de iniciativas de salvaguarda (de órgãos públicos e privados) para a preservação de acervos histórico-fotográficos do Estado.
Seminário Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico

O objetivo principal é a troca de experiências entre instituições, estudantes, profissionais (responsáveis por acervos fotográficos) e proprietários, dos mais variados locais e atividades.
Com isso buscamos a apresentação de experiências de sucesso e a criação de uma rede de salvaguarda do nosso patrimônio documental-histórico.

O evento é gratuito e oferece debates e palestras sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas por órgãos públicos e privados para a preservação de acervos histórico-fotográficos do Espírito Santo.
 Acesse a programação: Programação Seminário Memória e patrimônio fotográfico

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário ou pelo e-mail emporiocapixaba@gmail.com

Serviço
Seminário Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico
Data: 17 de agosto, de 14 às 20h
Local: Auditório Manoel Vereza, CCJE, UFES (Goiabeiras, Vitória/ES)
Inscrições gratuitas pelo e-mail emporiocapixaba@gmail.com
Começa hoje, 15 agosto a segunda edição do Circuito ArtES, mapeamento dos espaços criativos da Grande Vitória. Idealizado por um grupo de artistas empreendedores, com objetivo de fomentar o segmento das artes visuais no Estado do Espírito Santo.

Nessa proposta, os escritórios, galerias de arte e o ateliê do artista surgem como um ambiente anfitrião, onde o visitante poderá ver além da obra acabada, acesso ao processo criativo dos artistas.
Dentro da proposta de imersão no cenário artístico local, o público poderá conhecer e adquirir os trabalhos dos 41 artistas participantes desta segunda edição.

Com abertura oficial no Palácio Sonia Cabral no dia 15 de agosto, serão 30 dias de contato direto e interativo do público com galerias, ateliês e escritórios de arte, através de visitas, vernissages, palestras, e lançamentos de obras literárias. Em parceria com o Sebrae, o circuito foi planejado pelo Comitê Gestor Artístico. Composto por artistas e empresários da área, o comitê é um grupo que atua na execução de ações voltadas para as artes visuais no estado.

Maior integração

Na primeira edição do evento, em 2015, a meta foi fortalecer os vínculos entre público e empresa com espaços de arte. Os artistas e galerias se uniram motivados por um interesse comum: o empreendedorismo da criação.

Devido ao grande retorno e participação dos setores empresariais e artísticos, a segunda edição do Circuito ArtES vem para fortalecer esse vínculo e aproximar também o público capixaba. O intuito é promover a arte local, expondo artistas e seus trabalhos, bem como os espaços artísticos tão bem localizados e distribuídos na Grande Vitória.

Para melhor situar e guiar o visitante, todos esses espaços estão organizados em um mapa, apresentando a localização e informações adicionais sobre cada galeria, ateliê e escritório de arte que estará sendo distribuído gratuitamente.

O mapa artístico orienta o percurso para os 41 galerias, escritórios arte e artistas participantes.
A visitação, assim como a presença nas palestras e demais atividades do espaço, são abertas ao público.

Circuito ArtES 2016

15 de agosto a 15 de setembro


Circuito ArtES 2016: Lançamento da segunda edição 








O Palestrante da Noite Leo Bahia









Adicionar legenda









Pontos de Distribuição

Fotos Dayse Resende


Maiores informaçãoes: 999622130