Abriu ontem a  exposição  “Terra Grata”, do artista italiano Gianni Cepile, que é a cara da pluralidade cultural que forma a identidade do Espirito Santo.

Vale a pena conferir a exposição no Centro Médico Shopping Vitória até dia 30 de abril.

Perfil
Gianni Cepile nasceu em Udine, na Itália, é ex-comandante da marinha mercante italiana e conheceu Vitória nos anos 70, quando aportou em Tubarão e Capuaba. Foi amor à primeira vista. "Cheguei a Vitória e gostei de 'cara’ daqui. É agradável e tem uma natureza que admiro muito. Sempre achei as paisagens interessantes”, se declara. Cepile se mudou definitivamente para cidade em 1982 e sempre se dedicou a pintura e ao desenho.




Mesa arrumada, com ou sem frescura, um assunto que as capixabas adoram.Neste post apresentaremos dicas de peças essenciais para quem quer deixar a mesa do café mais convidativa com uso de peças charmosas e essenciais no dia dia.

No café da manhã ou no café da tarde, ter uma mesa arrumada e equipada com peças essenciais e de estilo faz toda a diferença e torna o convite a sentar à mesa ainda mais envolvente. É por isso, que muitas lojas e marcas investem em peças e utensílios que são fundamentais para quem gosta de receber e preparar uma mesa de café especial.

Uma mesa de café para admirar, usar e abusar com muito estilo e design.

A empresária Marianna Faé Dalla Bernardina, da Prima Villa, investe em peças variadas. Ela conta que além dos jogos de xícaras e pires, algumas peças são queridinhas como as suqueiras para servir não só sucos como também águas saborizadas. “Outras peças que deixam a mesa arrumada são as boleiras e as torres de pratos para colocar docinhos e minibolinhos. Ambas as peças fazem sucesso, elas deixam a comida em evidência e ainda ajudam a decorar a mesa, já que hoje as opções vão desde peças lisas em branco ou colorida, como também peças trabalhadas, vazadas, em porcelana, inox, espelhadas e outros materiais”, explica a empresária   .

Mas como preparar uma bela mesa para o café? A empresária Gina Leal, da Cetrino, garante que o mais importante é dar um toque de personalidade ao cantinho. Também vale apostar na criatividade.

“Uma boa dica é misturar peças de diferentes coleções e cores, ficando de olho na harmonia da composição. Improvise com um vaso de flores do campo e deixe sua mesa ainda mais bonita e aconchegante”.

Outra dica importante é escolher peças que unem beleza e praticidade. “Os utensílios, além de cumprirem com o seu papel funcional, são fundamentais para agregar mais beleza à mesa, portanto, nesta preparação, não deixe de escolher peças de qualidade, sejam práticas e fáceis de usar”, explica Gina Leal.

Requinte à mesa

Para quem gosta de receber amigos e familiares para um bom papo com a desculpa de tomar um café, não pode fazer feio na hora de arrumar a mesa. A loja Prima Villa, na Praia do Canto, possui diversas opções de jogos de xícaras e pires temáticos, em variadas cores e estampas como este de Pavão nos tons azuis e brancos. Destaque para jogos americanos que ajudam a compor a decoração da mesa. Os de renda mais delicados garantem mais requinte e um estilo mais provençal na arrumação. Outro toque de requinte é apostar em peças inox ou com detalhes em prata como açucareiro, porta manteiga, porta-queijo.

Para matar a sede e encher olhos e compor uma bela mesa

Leiteira e Caneca Ceraflame

Com uma aparência rústica e diferenciada, a Leiteira em cerâmica aquece rapidamente, reduz o tempo de fervura do leite e mantém a temperatura do líquido por mais tempo. Além disso, é resistente a choques térmicos. Escolha a caneca de mesma cor e saboreie um delicioso leite quente. Onde encontrar: na Cetrino, em Santa Lúcia.

Mantegueira Le Creuset
Para uma sofisticada mesa do café não pode faltar uma mantegueira, como a peça da marca francesa Le Creuset, que possui design clássico e prático. A mantegueira é feita em formato retangular e vários detalhes, as bordas são trabalhadas com acabamentos ondulares, dando ainda mais elegância para a peça. O puxador é outro ponto importante, com formato simples, prático e apoio anatômico para o polegar, facilitando o abrir e fechar. Onde encontrar: na Cetrino, em Santa Lúcia.

Apaixonados por doce e café

Para deixar a mesa em clima doce e divertido, ou mesmo para presentear algum amigo apreciador de um bom café, a marca Fricote criou uma dupla de xícaras e pires com estampa de formiguinhas e com a frase “apaixonados por café”. A linha também possui a versão com a frase ‘Apaixonados por doce”. Feitos de porcelana durável, as peças podem ser levadas ao micro-ondas e na máquina de lavar louças.

Dicas da Dayse

Prima Villa: Rua Joaquim Lírio, 455, loja 7, Praia do Canto. Tel: (27) 3235-1614

Loja Cetrino: Rua José Teixeira, 571, Santa Lúcia, Vitória. Telefone: (27) 3225-5890

FRICOTE - SHOP VITÓRIA - Av. Américo Buaiz, 200, Loja 131, Shopping Vitória – Enseada do Suá - Vitória/ES - Tel: (27) 3335-1208

PRAIA DA COSTA - Avenida Doutor Olívio Lira, 353, piso L1, Shopping Praia da Costa, Praia da Costa, Vila Velha/ES. Tel: (27) 3299-4993

PRAIA DO CANTO - Rua Aleixo Neto, 1133, Praia do Canto, Vitória/ES. Tel: (27) 3227-7343.
CENTRO DA PRAIA - Av. Nossa Senhora da Penha, 570, Loja 46, Praia do Canto - Vitória/ES - Tel: (27) 3227-4553

 JARDIM DA PENHA - Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500, Loja 20, Parte B – Mata da Praia - Cidade: Vitória/ES -  Tel: (27) 3325-5885

 MESTRE ÁLVARO -  Av. João Palácio, 300 – SUC 201 I/J Piso L-Bairro: Eurico Salles - Cidade: Serra/ES -Tel:(27) 3211-0110




S.C.A. promoveu no último sábado encontro cultural com Dayse Egg de Resende, Maria Sanz Martins e Renata Bomfim


No último sábado (11), na semana do Dia Internacional da Mulher, a S.C.A promoveu a primeira edição de Points of View¸ encontro expositivo para reunir personalidades femininas locais. O evento é nacional, realizado em todas as sedes locais da empresa.

As convidadas para a edição de estreia foram a artista e designer Maria Sanz Martins, a artista plástica e empresária Dayse Egg de Resende e a escritora e pesquisadora Renata Bomfim. Quem abriu o encontro e mediou o bate-papo foi a também palestrante Dayse de Resende, apresentando as convidadas e conduzindo os temas. O encontro contou com a presença de arquitetas, designers e artistas locais, proporcionando uma manhã de diálogos e exposições acerca do processo criativo e artístico local.

A S.C.A pretende realizar outras edições do projeto, sendo o próximo em um intervalo de três meses. O próximo tema e convidadas serão apresentados em breve. Confira abaixo as fotos:



















Points of View 

Exposição com Dayse Egg de Resende, Maria Sanz Martins e Renata Bomfim
Local: S.C.A – Av. Rio Branco, 384 – Vitória (ES)

Perfil

Dayse Egg de Resende é advogada e artista plástica, proprietária do Escritório de Arte Dayse Resende e integrante do Coletivo Engenho de Dentro. Possui diversos cursos no Brasil e exterior, entre eles especialização em Arte Sacra e processo criativo. Apaixonada pela arte, trabalha na curadoria, consultoria e articulação da área em escala local e global. Autora, publicou o livro Engenho de Dentro: Gilbert Chaudanne, primeiro da série O Artista e seu Duplo. Dayse vive em Vitória com o marido, Genésio, e os filhos Isabela e Leo.

Maria Sanz Martins é cronista da Revista.ag do jornal A Gazeta, em Vitória, Espírito Santo. Advogada e Designer Gráfica, possui diversos cursos no Brasil e exterior, entre eles MBA em gestão empresarial pela FGV, Artes pela Universidade Federal do ES e Styling no Instituto Marangoni, em Milão, e na Central Saint Martins, em Londres. Estudou, ainda, design gráfico e fotografia na CATC, em Sydney, na Austrália. Apaixonada por fotografia, por artes e pelas letras, a autora, além de escrever, dirige um estúdio de produção criativa e a marca de kimonos "MARIASANZ". Maria vive em vitória com o marido, Rodrigo, e os filhos Troy e Peter.

Renata Bomfim é bacharel em Artes Plásticas e Mestre Doutora em Letras pela UFES, com pesquisas em Literatura comparada pela Universidade de Évora (Portugal) e Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Professora e pesquisadora de literatura na UFES, é poeta, escritora, ensaísta e autora de artigos publicados no Brasil e no exterior. Ocupa a cadeira nº 16 da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras e é membro efetivo no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGB), instituição de cultura mais antiga do estado. Representou o Brasil em duas edições do Festival Internacional de Poesia de Granada, o maior da América latina. Em paralelo aos trabalhos acadêmicos, gerencia a Reserva Natural Reluz, em Marechal Floriano (ES).




Points of View com Dayse Egg de Resende, Maria Sanz Martins e Renata Bomfim

Por Ana Luiza Calmon

Uma manhã de sábado sobre arte, design e literatura com personalidades femininas locais. Em sua primeira edição, o Points of View, realizado pela S.C.A. Espírito Santo, convida o público feminino para um encontro expositivo com Dayse Egg de Resende, Maria Sanz Martins e Renata Bomfim. O evento pretende abordar a pluralidade feminina no campo da economia da cultura, apresentando os trabalhos autorais das convidadas e explorando as características da identidade local e como esta se reflete na moda, fotografia, design, literatura e artes plásticas.

Perfil

Dayse Egg de Resende é advogada e artista plástica, proprietária do Escritório de Arte Dayse Resende e integrante do Coletivo Engenho de Dentro. Possui diversos cursos no Brasil e exterior, entre eles especialização em Arte Sacra e processo criativo. Apaixonada pela arte, trabalha na curadoria, consultoria e articulação da área em escala local e global. Autora, publicou o livro Engenho de Dentro: Gilbert Chaudanne, primeiro da série O Artista e seu Duplo. Dayse vive em Vitória com o marido, Genésio, e os filhos Isabela e Leo.

Maria Sanz Martins é cronista da Revista.ag do jornal A Gazeta, em Vitória, Espírito Santo. Advogada e Designer Gráfica, possui diversos cursos no Brasil e exterior, entre eles MBA em gestão empresarial pela FGV, Artes pela Universidade Federal do ES e Styling no Instituto Marangoni, em Milão, e na Central Saint Martins, em Londres. Estudou, ainda, design gráfico e fotografia na CATC, em Sydney, na Austrália. Apaixonada por fotografia, por artes e pelas letras, a autora, além de escrever, dirige um estúdio de produção criativa e a marca de kimonos "MARIASANZ". Maria vive em vitória com o marido, Rodrigo, e os filhos Troy e Peter.

Renata Bomfim é bacharel em Artes Plásticas e Mestre Doutora em Letras pela UFES, com pesquisas em Literatura comparada pela Universidade de Évora (Portugal) e Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Professora e pesquisadora de literatura na UFES, é poeta, escritora, ensaísta e autora de artigos publicados no Brasil e no exterior. Ocupa a cadeira nº 16 da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras e é membro efetivo no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGB), instituição de cultura mais antiga do estado. Representou o Brasil em duas edições do Festival Internacional de Poesia de Granada, o maior da América latina. Em paralelo aos trabalhos acadêmicos, gerencia a Reserva Natural Reluz, em Marechal Floriano (ES).

Points of View 
Exposição com Dayse Egg de Resende, Maria Sanz Martins e Renata Bomfim
Horário: 10h
Local: S.C.A – Av. Rio Branco, 384 – Vitória (ES)
O evento é aberto ao público mediante confirmação de presença pelo telefone (27) 3235-1234
Limite de vagas: 30 pessoas