Escultura de

1943

contraplacado

De oito a doze ply madeiras laminadas, noz-enfrentado 37½ in. (95,3 cm.) De altura, 27 in. (68,6 cm.) De largura, 13 pol. (33 cm.) De profundidade, variável laminado de madeira compensada de 7/16 pol. (11 mm.) para 5/16 pol. (8 mm.)

UMA ESCULTURA PLYWOOD muito importante e UNIQUE de 1943

Por Charles & Ray Eames

As fotografias e o seguinte texto são parte integrante do Catalogo da Christie.

História confirmou Charles & Ray Eames, como entre as parcerias criativas mais influentes do século XX.

 Crucial para a sua evolução como designers foram as esculturas de madeira compensada experimentais e objetos desenvolvidos em sua Venice, Califórnia, oficina no início dos anos 1940, de que o presente escultura, criada em 1943 e expostos no Museu de Nova York de Arte Moderna

 De forma biomórfica e perfil coreografada, a escultura une as narrativas paralelas de artes plásticas, escultura e desenho industrial. Ray Eames, um pintor e escultora, treinado por Hans Hofmann, e seu marido Charles, que durante este período foi o desenvolvimento de estruturas de madeira compensada e componentes para a Marinha dos EUA e da indústria da aviação militar, estivesse aqui capaz de sintetizar os seus talentos para criar uma obra de destacada importância tecnológica e estética.

Como acontece com qualquer parceria criativa, é difícil separar as contribuições oferecidas pelos contribuintes individuais, no entanto, o esboço de brincadeira serpentina da estrutura é clara relação com os móbiles, esculturas e ilustrações de Ray, e, em particular, para as capas que ela concebidos para a revista "Art & Architecture ', naquele mesmo ano de 1943. Recordando a biomórfica juntando característica de Jean Arp, ou a caligrafia sinuoso de Joan Miró, desenhos Ray Eames' entregue a estética informal que em breve traduzir nos experimentais DCM e DCW cadeiras de 1945.

Em 1943 Charles já tinha mais de uma década de experiência em arquitetura e design, incluindo a exposição de mobiliário criado juntamente com Ray e Eero Saarinen, no Museu de Arte Moderna de 'Design orgânica em mobiliário Home' exposição de 1940. Apesar de seus móveis sendo com êxito recebeu, Charles permaneceu frustrado com a ausência de tecnologia de moldagem de madeira compensada adequado - uma situação que era alterar quando, no início de 1943, o Eames 'recebeu uma comissão da Marinha dos EUA para produzir leves talas de madeira compensada de perna - o primeiro totalmente em três dimensões estrutura de contraplacado moldado.

Abraçando a oportunidade de experimentar com equipamentos de moldagem industrial e de alta resistência profissionais adesivos à prova d'água, o Eames 'criou uma série de comando manual feitos à máquina formas, estruturas e esculturas, incluindo a presente exemplo, que deve ser considerada não apenas como experimental industrial produtos, mas como resolvido expressões artísticas que estavam para definir a identidade do design pós-guerra.

O presente escultura, embora superficialmente parecendo ter sido construído a partir de uma única folha de madeira compensada que simplesmente foi cortada e moldada, foi de fato a consequência de um processo artesanal extensivamente trabalhoso. Esta iniciou-se com a cruz-estratificação de camadas extremamente finas de madeira, coladas e seladas calor utilizando moldes de auto-construídas a Eames 'suficiente para assegurar que uma pressão uniforme e foi mantida durante todo o processo de moldagem de quatro a seis horas. Um exame cuidadoso das bordas desta escultura revelam que a espessura do laminado varia 12-8 laminações, que correspondem às regiões da escultura que estavam a de permanecer rígida e robusta, como as pernas, ou estavam a ser objecto de curvatura mais complexo . A disposição em camadas cuidadosa e específica destes laminados teria que foram identificados no início do processo de concepção, o que confirma que as ondulações, curvas e planos da escultura foram preditos e matematicamente calculado antecipadamente de construção. Uma vez formado e selado, a escultura foi entregue a partir do molde, as arestas aparadas com uma mão-serra com a forma final desejada, e as superfícies lixadas com a mão. Incluído na exposição seminal 'Design para Uso', Museu de Arte Moderna de 1944, este trabalho totalmente artesanal perdura como a síntese perfeita do intuição estética aliada à expertese técnico ainda rigoroso experimental.


PROPRIEDADE de uma coleção privada europeia

literatura

S. Chermayeff e R. D'Harnoncourt, 'Design para Uso,' Art in Progress, 1944, p. 200;

J. Neuhardt, M. Neuhardt, R. Eames, Eames projeto: o trabalho do Escritório de Charles e Ray Eames, New York, 1989, p. 40;

P. Kirkham, Charles e Ray Eames: Designers da Twentieth Century, Cambridge, 1996, p. 215 para uma ilustração da escultura in situ, no Museu de Arte Moderna de Nova York, projeto para o uso de 1944. Esta foto preto e branco é reproduzida abaixo em Notas e imagens adicionais.

Exibido

Nova York, Museu de Arte Moderna, projeto para o uso de 1944.

Parabenizamos Christie pelo seu excelente trabalho em documentar e apresentar este trabalho.

Christie é um nome e local que fala de arte extraordinária, um serviço inigualável e experiência.

Fundada em 1766 por James Christie, Christie realizou os maiores leilões de dia 18, séculos 19 e 20, e hoje continua a ser uma vitrine popular para o único e belo. Ofertas de Christie mais de 450 vendas por ano em mais de 80 categorias, incluindo todas as áreas de artes plásticas e decorativas, jóias, fotografias, colecionáveis, vinhos, e muito mais. Os preços variam de R $ 200 a mais de US $ 80 milhões.

Christie tem 53 escritórios em 32 países e 10 salerooms ao redor do mundo, incluindo em Londres, Nova York, Paris, Genebra, Milão, Amsterdã, Dubai e Hong Kong. Christie também oferece aos seus clientes o acesso em todo o mundo com as suas vendas através da Christie Live ™, o seu único, em tempo real, serviço de licitação online.

Image: 1/4

IMAGEM COPYRIGHT / EAMES ESCRITÓRIO

ZOOM

NOTAS E IMAGENS ADICIONAIS

Procedência

Charles e Ray Eames;

Serge Chermayeff, ex-curador do Museu de Arte Moderna de Nova York; Christie East, em Nova York, de design importantes, em 27 de Novembro de 1999, lote 69.









Site de Referencia: Onde foi publicado originalmente http://www.eamesoffice.com/eames-office/

Comente com o Facebook:

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Seu comentário está sendo moderado e em breve será postado.