Galerias e ateliês abrem as portas ao público no mês de outubro e novembro de 2015 em uma ação conjunta para divulgar e dar visibilidades a produção cultural no Espírito Santo.


1º Circuito ArtES promove a interação maior entre arte e espectador, entre artistas, escritórios de Arte e galerias, estimula a visitação a galerias de arte e atelier, e possibilitar ao público a aquisição de obras de artistas renomados ou iniciantes durante o circuito.

O projeto pretende fortalecer as produções de artes plástica local e dar visibilidade nacional aos artistas participantes.

Durante um mês, a Grande Vitória irá respirar arte de todas as formas e conceitos. Começa no dia 15 de outubro com abertura oficial o 1º Circuito ArtES, uma série de eventos com foco na divulgação e promoção do cenário artístico capixaba. 

Idealizado por empreendedores artísticos e promovido em parceria com o SEBRAE ES, o circuito foi criado para unir empreendimentos e a cadeia produtiva das artes visuais no estado.

Aberto ao público em geral, o evento oferecerá uma interação maior com galerias, ateliês e espaços de arte, através de visitas, encontros com a arte, clube de colecionadores, vernissages, palestras, e lançamentos de obras literárias. As interlocuções entre arte, literatura, música e outras linguagens também terão espaço. Ao todo, são 30 empreendimentos criativos distribuídos na região metropolitana de Vitória, identificados como ateliês, espaço, galerias ou escritórios de artes. 

Todos esses espaços estarão de portas abertas, onde em cada um apresentará uma exposição e eventos paralelos, o visitante conhecerá o trabalho e as obras de arte de artistas convidados ou representados pelos espaços. 

Para facilitar o deslocamento pela cidades de Vitória, Vila Velha e Serra, o visitante ganhará um Mapa do Circuito Artes. Nesse mapa artístico  está o nossa participação com Escritório de Arte Dayse Resende e o Atelier Sandra Resende, aberto pela primeira vez ao publico, todos localizados no bairro Jardim Camburi.


O Escritório de Arte Dayse Resende
participa do Circuito Artes 2015
Comandado pela empresária e artista Dayse Egg de  Resende, o EADR durante o Circuito ArtES, estará aberto com uma programação intensa e diversificada com palestras,  de Pop up semanais.Confira a Programação Paralela do Escritório de Arte Dayse Resende em breve. Aqui.

“O circuito Artes e um projeto cultural que se apresenta como uma oportunidade de divulgação, comercialização, valorização da produção plástica capixaba. Pretende, ainda, desenvolver o interesse do público alvo possibilitando a formação de um registro histórico de valor, criando uma identidade favorável ao desenvolvimento cultural”, comenta a artista Sandra Resende.



Primeiro Circuito de ArtES da Grande Vitória acontece de 15 de outubro a 15 de Novembro de 2015, foi idealizado pelo grupo de artistas empreendedores e viabilizado pelo incentivo de empresas parceiras e contará com 20 Ateliês e Galerias de Arte, 4 espaços públicos e 72 artistas envolvidos.

Será o 1 circuito de ArtES Visuais do Espirito Santo - ArtES
Confira o site do evento: www.circuitoartes.com.br
Em breve maiores informações sobre todos os empreendimentos do Circuito.

Confira a programação do Escritório de Arte Dayse Resende durante o evento : AQUI





Hoje, na Artefacto de Curitiba, aconteceu a abertura da vitrine principal com os espaços das arq. Jocymara Nicolau e Andréa Posonski com obras do artistas Sergio Helle, artista representado pelo Escritório de arte Dayse Resende. 


Na parede um painel de 4 metros da série Aqua de artista. Já o ambiente foi idealizado com muito branco, turquesa e fibras para homenagear a estação do calor!






 Confira aqui alguns dos  trabalhos do Artista  disponíveis no Escritório de Arte Dayse Resende em Vitória, ES. Contato: escrioriodearte.dayseresende@gmail.com


material publicada em 14 de fevereiro de 2014.



O texto FORTALEZA E RESILIÊNCIA foi publicado originalmente no Caderno Pensar, do Jornal A Gazeta em 19 de setembro de 2015.
Exposição Nova Riqueza, no Memorial da Paz, Cruz do Papa, texto de Michaela Blanc​, 

FORTALEZA E RESILIÊNCIA

A resiliência ambiental determina a predisposição de um ecossistema recuperar seu equilíbrio após modificações promovidas por distúrbios geoclimatológicos ou de influência humana.

    por Michaela Blanc*

Em sua série intitulada Nova Riqueza, Sandra Resende apresenta ao espectador uma visão poética acerca do acordo, invisível, firmado entre a força humana e a força da natureza numa região de Garimpo.

A montagem desta exposição lança mão de um comparativo entre a série de pinturas da artista a uma Jazida Mineral, traduzindo o espaço, em um reservatório farto de sensibilidade e igualmente abundante em valor mercadológico para dar conta de sua investigação acerca dos assuntos da mineração. Aqui, cada tela se transforma em registro de um tempo dos percursos revisitados pela artista, sejam eles na praia e nas calçadas de Jardim Camburi, ou até mesmo os lugares escondidos dentro de sua própria memória afetiva. Pois ao propor esse conjunto, a artista produziu monumentos da recordação de um imaginário coletivo.

Conceitualmente, as telas exibidas neste espaço estão ligadas as questões acerca do ao universo da Pintura, do mercado da arte, da beleza gratuita cedida pela Natureza e a capacidade de restabelecimento destes sistemas, pois em todas estas instâncias há a capacidade de reinvenção. Não se trata apenas da corrente abstrata da Pintura, Sandra constrói, através do gesto, relações plásticas e conceituais com outras personagens da história da arte brasileira. Nomes da pintura contemporânea como Antonio Dias e José Bechara podem traçar um elo visual e conceitual com seu trabalho.

Por meio da mescla de materiais, usando óxidos, tintas e pigmentos, nos direciona para o campo das sensações onde somos envolvidos através da experiência do Olhar. Suscita uma liberdade do fazer pictórico e proporciona a fatura de um acidente poético, assim como a ocorrência imprevisível dos acidentes geológicos que resultam nas jazidas e depósitos minerais. De modo a revelar o acaso obtido as através de sua trajetória gestual, cada pintura da Nova Riqueza sustenta uma potência particular e seu desmembramento não infere na força do conjunto, sinal da legitimidade na autoria da artista.

Desconsiderando limites da arte, a expressão plástica se tornou atividade compulsória usando o trabalho mais como caminho do que finalidade. Valorizar as causas pelas quais acredita na força do trabalho artístico em detrimento das consequências acidentais que surgem ao finalizar cada tela.

As manchas particulares entrevistas no espaço pictórico são signos previamente conhecidos do processo orgânico de pesquisa da artista. A partir da variação tonal escolhida, nos trabalhos contidos em Nova Riqueza, Sandra interpela camadas como um garimpeiro que ao manusear a lama descobre nos níveis mais profundos das cavas o ouro depositado e procurado como o representante da Beleza natural. Por essa via, é possível constatar o lugar onde a artista quer se colocar e este seria o de uma operária a serviço da arte, como foram todos aqueles homens a serviço da Beleza, como ocorreu principalmente nas regiões de Paracatu-MG e Curionópolis-PA, onde se localiza Serra Pelada - maior garimpo a céu aberto do mundo, por exemplo. Trata-se de ter esperança. Esperança na Arte e esperança na Vida.

Entretanto, Nova Riqueza vem indagar o quanto a ação do homem interferiu naquele meio e apesar disso a própria natureza tem se encarregado de modificar a paisagem ressignificando-a. Preocupada com a condição de coexistência, entre nós e a paisagem, Sandra Resende delibera nesta mostra a síntese: Você já encontrou Beleza no seu trajeto hoje?

A artista exerce papel fundamental na comunicação lançada entre corpo, espaço e obra numa rede instituída através de um encantamento repentino sobre a natureza. Segundo ela afirma, “Para encontrar Beleza, basta Olhar. Porque a Beleza já está!” O espaço virtual das telas mistura vestígios e pulsações de uma movimentação contínua que nos transporta para um fluxo. Como um rio ou nuvem Nova Riqueza pergunta com firmeza para onde está correndo seu rio.  



*Michaela Blanc é historiadora de arte e curadora independente


"Vitória em Arte" lança catálogo com obras capixabas

Em cartaz até o dia 11 de outubro, o 11º Vitória em Arte apresenta ao público obras de 86 artistas capixabas. A exposição acontece paralelamente no Centro Cultural Sesc Glória e na Casa Porto das Artes Plásticas, aberta ao público.

Dando continuidade à promoção e divulgação da mostra deste ano, foi lançado neste sábado, na Casa Porto, o catálogo que registra os trabalhos exibidos. 

A publicação bilíngue reúne o trabalho de 86 artistas locais, 102 obras de arte e três propostas urbanas. Os visitantes que compareceram ao lançamento, receberam gratuitamente um exemplar e aproveitaram para visitar a exposição.


"Vitória em Arte" Com apoio do sindiappes, sincades acontece o lançamento do catálogo bilingue com 86 obras capixabas.


Lançamento de catálogo bilíngue reúne 102 obras de artistas capixabas


11º Vitória em Arte

Na edição 2015 do Vitória em Arte, os homenageados são a artista plástica Rosana Paste e o artesão Antônio Rosa. Com curadoria de Clara Sampaio, a mostra evidencia uma pluralidade na produção artística local.

"Essa mostra surge como uma grande exposição que potencializa a cena cultural da cidade e disponibiliza aos capixabas uma nova proposta cultural para ser vivenciada", afirmou a coordenadora da Casa Porto das Artes Plásticas, Kênia Lyra.

Idealizada pelo Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes), a mostra Vitória em Arte conta com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e realização do Centro Cultural Sesc Glória e Instituto Sincades

A artista foi selecionada com a obra "Saudade - Série de Chumbo - Fios Nous)


11º Vitória em Arte – Exposição coletiva de Artes Visuais
Casa Porto das Artes Plásticas
Visitação: até 11 de outubro
Terça a sexta, das 9 às 18 horas, e sábado, das 10 às 14 horas
Entrada gratuita

Centro Cultural Sesc Glória
Terça a sexta, das 9 às 20 horas; e sábado, domingo e feriados, das 10 às 19 horas
Ingressos: R$ 5,00 inteira; R$ 3,00 conveniados e comerciantes; R$ 2,50 meia e comerciários



Artista plástica Sandra Resende convida crianças, jovens e adultos para um piquenique colaborativo no Memorial da Paz, neste domingo, onde segue em cartaz sua exposição Nova Riqueza.

Vamos realizar um piquenique colaborativo, nesse domingo (20) a partir das 09h30 em frente ao Memorial da Paz.

O encontro será repleto de lanches coletivos e bate-papo descontraído com a artista Sandra Resende e Carmen Bougedou e a arte educadora Renata Bomfim.

O que levar: lanches e canga para compartilhar com os presentes

*O local disponibiliza banheiro e água

Teremos momentos de lazer, vivência e muita interação com arte. Esperamos você lá

Local: Em frente ao Memorial da Paz
Horário: 9:30

Aberto ao público

Realização






















A pintura de paisagem como gênero.

Movida pelas paisagens proporcionadas por Vitória, sua cidade do coração, a artista plástica Dayse Resende passou a produzir uma série de trabalhos que remetem aos lugares por nós percorridos rotineiramente - espaços percebidos. As obras resultaram na exposição Geografia Afetiva,em 2014, que reuniu 37 obras inspiradas nas próprias reflexões e memórias do deslocamento da artista pela orla da cidade.

A série ganhou vida própria e tem rendido olhares pelo Espirito Santo, que em 2016 serão apresentados ao público.

“Meu trabalho tem a ver com esse tempo suspenso e com a memória. Uma espécie de memória visual, afetiva, que fica guardada em um outro espaço que é muito presente. É como se fosse uma reorganização das minhas lembranças. As coisas que eu faço são impregnadas dessa memória”, afirma Dayse Resende.


  




Dayse destaca a valorização da paisagem cultural e natural do Espírito Santo como instrumento indutor e de valorização turística e produz obras inspiradas na paisagem natural que não são apenas pinturas de fotografia, e sim um olhar da artista sobre o ambiente.


Uma memória que regasta os espaços geográficos do mapa da capital e os relaciona com suas vivências, relações afetuosas. As pinturas flutuam sobre o suporte em tons no azul, ocre e marrom. Os trabalhos fazem parte da série Geografia Afetiva.

A série Geografia Afetiva foi lançada em setembro 2014, no Escritório de Arte Dayse Resende, no bairro Jardim Camburi.

“Eu defino e controlo o meu caminho. Ele tem uma cartografia urbana e reverberações. Minha varanda, meu ateliê, a praia de Camburi, a Ilha do Frade, Praça do Papa, a orla de Vitória, a Galeria Homero Massena, o espaço Casa Aberta, a Vila Rubim”.





Destaque para série Geografia afetiva _Porto de Vitória, a beleza da Baía de Vitória, a partir de um dos principais trajetos percorridos pela artista em seu cotidiano: da Orla de Camburi até o centro da capital.

Dayse procura instigar o imaginário do cidadão, com telas que despertam o olhar para as diferentes e ricas paisagens de Vitória, evidenciando perspectivas, pontos de vista. “Somos todos etéreos passageiros desta maravilhosa paisagem”, conclui.

Nela, estão os cenários, as belezas naturais e urbanas, que clamam por um olhar,  lúdico, sentimental sobretudo de conservação, restauração das diversas paisagens do Espírito Santo.

Se Vitória navega entre os espaços, como navegar por ela, como cidade? É o cidadão quem responde, com seu olhar e imaginário despertados pela arte.

Outras cenas estão sendo trabalhadas pela artista a partir de outros olhares pelo entorno do Espirito Santo e em breve estarão expostos na Casa Cor 2015.

 Outros trabalhos da Série Geografia Afetiva pelos lares do Brasil.
Ambiente de Circulação de empresas 
 Residência com ambiente pé direito duplo.


Desenho de grande Formato 

Residência com decoração contemporânea e obras da série Geografia Afetiva
Obra pra colecionar da série pequenos formatos


Obras em pequenos formatos


 Aproveite para seguir a artista nas redes sociais

Se preferir entre em Contato pelo email: contatodayseresende@gmail.com ou tel: 027.999.622.130

Conheça sobre a exposição individual de Dayse Resende " Geografia Afetiva 2014.












Sala de Jantar  - Projeto de Maria Carmo Dezan

O Sindiappes convida a todos para a abertura da exposição coletiva “Virados”, com 66 artistas participantes, na Galeria Virginia Tamanini, Praça João Clímaco, 54, Cidade Alta, Centro de Vitória.

O evento, organizados pelo Sindicato dos artistas plásticos do Espírito Santo proporciona a união dos filiados, promove a troca de idéias sobre as artes plásticas no Espírito Santo, além de apresentar oportunidades para mais de 200 artistas filiados de expor seus trabalhos. A produção de artes plásticas no Espírito Santo é norteada pela diversidade, a exposição “Virados” agita o centro de Vitória, neste sábado durante o Viradão com pinturas, esculturas, objetos e instalações.

O vernissage acontece durante o Viradão de Vitória,hoje, sábado, as 17 hs, O espaço pode ser visitado até 14 de outubro, de segunda a sexta, de 13 as 18 horas.
Artistas do Sindappes participam do Viradão Cultural de Vitória, neste dia 12 de setembro
Exposição “Virados”
Conheça os artistas participantes:


Acompanhe as ações do Sindiappes, filiaz-se pelo telefone em Vitória.Conheça e visite outros projetos e as ações promovidas pelo Sindiappes,tais como a exposição 11 Vitória em Arte, em cartaz no SESC Gloria e na Casa Porto das Artes.

Em breve um panorama sobre a atuação da entidade, suas várias itinerâncias e possibilidades na cena cultura Capixaba.

Serviço:
Abertura dia 12 de setembro,
De 12/09 a 14/10     Horário: 13 ás 18 hs
End: Galeria Virginia Tamanini, Praça João Clímaco, 54, Cidade Alta, Centro de Vitória. (próximo ao Palácio Anchieta, na sede da Academia Espirito-santense de Letras)







Amigos, a arte do mosaico é milenar e se renova. Essa obra, fruto de pesquisas que realizei no campo do mosaico, trabalha poeticamente com a pedra, com seus poderes energéticos, e com a palavra poética. Espero que apreciem o passeio por essas tramas musivas.

Abraços fraternais
Renata Bomfim





Em sua série intitulada Nova Riqueza, Sandra Resende apresenta ao espectador uma visão poética acerca do acordo, invisível, firmado entre a força humana e a força da natureza numa região de Garimpo.

Exposição Nova Riqueza será aberta nesta quinta (3) no Memorial da Paz, com curadoria de Michaela Blanc e projeto expográfico de Geraldo Lino.

Mediação em Arte e projeto Educativo: Rose Taquetti Peixoto Aguiar.

Distribuição de material para professores:

Assessoria de Imprensa exposição: Ana Luiza Calmon




Convite
Nova Riqueza – Sandra Resende
Memorial da Paz – Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória, ES
A praça fica em frente ao Palácio do Café
Abertura: 03 às 19h

 Visitação:
04 a 30 de setembro
Terça à sexta-feira, das 09h às 17h
Sábados e domingos, das 12h às 16h ou com hora marcada

Agendamento: escritoriodearte.dayseresende@gmail.com
Entrada gratuita                         Contato   (27) 3132.5295 / 99985.1300 / 99962.2130



Apoio

Sandra Resende 
A produção artística de Sandra Resende  pode ser entendida como algo plural. Ela navega em várias técnicas como o desenho, a pintura, a fotografia, o design, a instalação, o objeto todas linguagens da artes plásticas ou visuais.

No entanto, o assunto tratado em seu fazer está sempre relacionado a natureza, são múltiplas proposições, e os motivos que movem  o seu fazer criativo, no entanto poderemos perceber em sua trajetória que a força e a beleza dos animais e da natureza exercer uma contante em seu projeto poético.

Segundo Renata Bomfim, "Sandra Resende é uma artista contemporânea que não se fixa e nem se permite enrijecer" 

Michaela Blanc
Já para curadora da exposição Nova Riqueza, Michaela Blanc, o trabalho de Sandra Resende é a fatura de uma imersão. A imersão que a própria artista faz e nos convida a mergulhar junto com ela. Seu repertório caracteriza a sensibilidade poética na qual se utiliza de um abstracionismo gestual explorador da espacialidade, aventurando-se por telas de maior dimensão, suas preferidas, pesquisando a cor e texturas. 

Com estreia no dia 03 de setembro, a partir das 19h, no Memorial da Paz, Praça do Papa, a série Nova Riqueza, da artista plástica Sandra Resende, apresenta obras inspiradas no poder de transformação temporal da paisagem dos garimpos brasileiros. São 29 telas de médio e grande formato, que sugerem, de forma abstrata, o ciclo de reutilização desses lugares.















A artista apresenta ao espectador uma visão poética acerca do acordo, invisível, firmado entre a força humana e a força da natureza numa região de Garimpo.

As pinturas de Sandra Resende nos deslocam. E não seria esse um dos alicerces da Arte, nos transportar a outro lugar?

A exposição Nova Riqueza será aberta nesta quinta (3) no Memorial da Paz, com curadoria de Michaela Blanc e projeto expográfico de Geraldo Lino, mediação em Arte e projeto Educativo de Rose Taquetti Peixoto Aguiar, Assessoria de Imprensa exposição: Ana Luiza Calmon e realização do Escritório de Arte Dayse Resende

Será distribuído material para professores:

O grupo muito eclético receberá os  visitantes: Elizabeth Naeme, Designer de Interiores, José Martins Claret, Artista e Maria Del Carmen Barlejou, interprete trilíngue.

Projeto Gráfico e Identidade Visual da exposição: Lia Britto

Projeto Expografico: Geraldo Lino Arquitetura e Interiores

Montagem: Lourisvaldo Alves e Eduardo Santos

Transporte: Milton Rodrigues Machado

Realização e Produção: Dayse Egg de Resende e coletivo Engenho de Dentro

Conheça um pouco mais sobre a equipe
A curadora
Historiadora da arte, pesquisadora em artes visuais e curadora independente. Desde 2009 frequenta cursos livres nas áreas de teoria da arte, curadoria e processo criativo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Entre outras atividades, participou do núcleo de Arte e Educação da Fundação Casa França Brasil, do Centro de Pesquisa e Documentação do MAM-RJ, assistência de projetos na Galeria Coleção de Arte e assistência curatorial no Museu de Arte do Rio. Seu campo de investigação envolve a mistura de suportes nas práticas artísticas e está numa constante busca por encontros e diálogos poéticos que evidenciem o elo entre a arte e a vida.

A Artista
Artista plástica e designer têxtil, Sandra Resende vive e trabalha no ES desde a década de 80. Pintora e desenhista por paixão, artista experimental por natureza, preocupada com a contextualização poética de suas obras, frequenta constantemente cursos e seminários de arte contemporânea, além das viagens culturais.

A artista utiliza diferentes linguagens artísticas para executar suas obras, introduzindo elementos como a pintura, o desenho, colagens, gravuras e ilustrações. Suas obras dialogam entre o lugar (paisagem) e a história ou conceitos que despertam uma relação de pertencimento aquele ambiente retratado.

Sandra executa também um trabalho diferenciado em arte sacra ou litúrgica, realizando murais e painéis para espaços celebrativos, com foco na arte sacra contemporânea, em qualquer região do Brasil. O Espírito Santo possui um acervo de suas obras sacras presentes em mais de 30 igrejas, a exemplo do grande mural no campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Serra, ES e outros no interior do Estado.

Proprietária do Atelier Sandra Resende, localizado em Jardim Camburi, a artista trabalha e pesquisa sobre a produção das artes visuais. O espaço é aberto a visitação com agendamento e funciona como um ambiente transdisciplinar e colaborativo nas várias plataformas de criação.

Vivência e Mediação Professores

Rose Taquetti Peixoto Aguiar - Vivências, Arteterapeuta especialista em psicossomática e clínica, Educadora.

Renata Bomfim, Arteterapeuta especialista em psicossomática, Artista plástica, mestre e Dra. em Letras pela UFES, Escritora membro da AFESL e do IHGES.

Geraldo Lino, Arquiteto, responsável pelo projeto expográfico da exposição Nova Riqueza


Convite
Nova Riqueza – Sandra Resende
Memorial da Paz – Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória, ES
Abertura: 03 às 19h

Visitação:
04 a 30 de setembro
Terça à sexta-feira, das 09h às 17h.
Sábados e domingos, das 12h às 16h ou com hora marcada

Agendamento: escritoriodearte.dayseresende@gmail.com
Entrada gratuita              Contato   (27) 3132.5295 / 99985.1300 / 99962.2130

Apoio
PMV, Escritório de Arte Dayse Resende e Lia Britto Comunicação.