Comunidade geológica,

Em comemoração ao Dia do Geólogo, terá início hoje(segunda-feira) a XXII Semana da Geologia. Em uma ação conjunta e de fortalecimento do setor, foi integrado à programação do evento, acontecerá, nos dias 30 e 31 deste mês, o GeoCeará 2017 – Geologia e Desenvolvimento Estratégico Nacional, numa promoção da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE).

Confira a programação do evento: http://www.creace.org.br/interna.asp…
Inicia segunda-feira, dia 29.

Com a realização de palestras, mesas-redondas, minicursos e workshops, o encontro abordará temas ligados à Geologia, ao Pré-Sal, à atividade e regulamentação profissional, entre outros.

Homenagens

Ainda durante o GeoCeará 2017, será entregue a comenda “Geologia do Estado do Ceará”, instituída pela APGCE em 2009, que homenageará profissionais, acadêmicos, personalidades, instituições e empresas das diferentes áreas relacionadas à geologia e mineração, que possibilitaram ganhos significativos para a sociedade.

Veja detalhes nas imagens. Um ótimo programa, muito interessante, com dois convidados especiais: Reinhardt Fuck e Guilherme Estrella.


Nesta segunda feira, 29/junho, ocorrerá a abertura da XXII Semana da Geologia, incluindo o GeoCeará e o III Simpósio da Pós-Graduação, com a palestra do ilustre Prof. Dr. Reinhardt Adolfo Fuck, que ocorrerá as 9:30 da Manhã.

Local: Auditório do Centro de Ciências/ UFC
Campus do Pici

Dia 30 de maio, o maior evento de reconhecimento de profissionais da geologia.

Dia do Geógrafo - 29 de maio

Participando da divulgação.
XXII Semana da Geologia e III Simpósio da Pós-Graduação na Universidade Federal do Ceará.
GeoCeará 2017 - Geologia e Desenvolvimento Estratégico Nacional


Esperamos a presença de todos nos!

 



O prazo de inscrições para o Prêmio Literário Ferreira Gullar foi prorrogado. Até 30 de junho, estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada de ensino podem inscrever jogos eletrônicos ou aplicativos que incentivem a leitura e, sobretudo, o conhecimento da obra do poeta maranhense. A iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) - por meio do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) - distribuirá R$ 30 mil em prêmios.

ler mais

Ferreira Gullar
Lambe-Lambe 75

A artista visual Dayse Resende propõe a intervenção urbana Lambe-lambe 75 na IV Feira Literária Capixaba, campus da UFES.

A intervenção Lambe Lambe 75 tem como intenção espalhar cartazes de capas de livros e retratos de autores capixabas (garimpados ou não em sebos e livrarias). Trata-se de uma homenagem a  literatura produzida no Espírito Santo e que ocorrerá em formato pop up durante a IV Feira Literária Capixaba. A artista visual Dayse Resende será a autora e produtora do evento em que une sua linguagem artística ao universo da escrita.

De acordo com o perfil da Feira Literária Capixaba que conta, este ano, com espaços de diálogo entre escritores, professores e alunos. A intervenção Lambe-Lambe 75 tem como objetivo articular a comunicação e a visibilidade entre os autores capixabas e os desdobramentos de suas pesquisas e práticas em arte produzidas no Espírito Santo.

O título do trabalho de autoria da artista Dayse Resende, se deve a previsão, de que durante a 4ª Feira Literária Capixaba, serão lançados 75 livros de autores capixabas. O local de realização da ação encontra-se próximo ao CCE-UFES com 75 cartazes de imagens variando entre retratos de autores e capas de livros que desdobram em mais outras 75 narrativas diferentes e abertas ao olhar atento do público.

O visitante que passear pela FLIC-ES vai encontrar cartazes de cada um desses livros colados no espaço. O desejo é apresentar livros e autores capixabas fazendo sua imagem circular dentro dos limites de nosso território, onde muitos desses autores ainda são desconhecidos ou desvalorizados. Além disso, será possível que o visitante também interfira no espaço, uma vez que a possibilidade de fazer a colagem de algum cartaz no tapume estará aberta.

O grande mural, pensando exatamente para o período da IV Feira Literária Capixaba, foi pensado como um site specific, vertente da arte coerente ao nosso tempo de mudanças aceleradas. Serão 75 livros colados no espaço, de 75 autores, promovendo 75 títulos que narram 75 histórias, através de 75 cartazes. O desejo é apresentar  livros e autores capixabas. Onde o material fornecido por cada autor poderá sim ou não sofrer a intervenção pelo participante.

Surgimento e panorama atual dos lambes nas cidades

O cartaz lambe-lambe que se espalha por ruas de cidades do Brasil e de vários outros países é mais uma bandeira de comunicabilidade urbana, assim como o graffiti, e que foi apropriado para outros setores e discursos como a publicidade e a política. Uma maneira simples de  atribuir valor a um pôster fazendo com que este  transmita uma informação por meio da arte.

As mensagens repassadas através dos lambes são, de modo geral, ambientadas em espaços públicos. Sua utilização é antiga, tendo seus primeiros registros nas ruas da França, na época do renascimento. Décadas mais tarde, um dos artistas impressionistas de mais sucesso, Toulouse Lautrec, utilizou a técnica do lambe para espalhar cartazes pelas ruas do famoso bairro de Montmartre anunciando as festas do Moulin Rouge, nos quais estampava as suas modelos preferidas, as dançarinas de can can da época.

Alcance da prática dos lambes

O lambe-lambe é uma arte economicamente acessível. Sua produção e aplicação tem baixo custo e pode ser expressa sem demandar muitas horas de trabalho e recurso financeiro.

Público alvo

A atividade atinge todas as idades, menores de 12 anos deverão executar a ação acompanhados de responsáveis.

Local a ser realizada a intervenção

Na ufes – O espaço escolhido será o tapume de construção em frente o CCE, e a secretaria de cultura da UFES, parceira do projeto.

Onde pode e não pode colar

Vale colar em espaços públicos, como postes, tapumes ou paredes de locais abandonados e muito degradados. Em espaços privados, como muros, janelas, portões, é estritamente necessário pedir a autorização do responsável ou dono. Se a pessoa não aceitar, é preciso respeitar sua decisão.

Em vitória, Espirito Santo, é preciso de autorização da PMV.

Apoiadores do projeto






Perfil artista

Dayse Egg de Resende é artista visual, galerista e editora de livros, usa o suporte da escrita como via para muitos de seus trabalhos. Diretora e proprietária no Escritório de Arte Dayse Resende, integra também o Coletivo Engenho de Dentro,  onde atua propondo curadorias, consultorias e auxilia na articulação do universo artístico capixaba.

No conjunto de suas publicações estão os livros Engenho de Dentro: Gilbert Chaudanne, a organização de Janela da Saudade, coletânea de textos acerca da obra de Joana D´arc Fortes. Ambos integram a série O Artista e seu Duplo. Dayse reside em Vitória, Espírito Santo. Representa artistas, trabalha à favor da valorização cultural, do comércio, circulação e consultoria em artes.

Fotos do Antes e depois

Antes e Depois.




Exausta e feliz! Começou ontem a IV Feira Literária Capixaba, este ano realizada na UFES.

Fruto de parcerias de sucesso, apoio de amigos zeladores da cultura e do saber e com muitas restrições, devido ao momentos em que vivemos, sua realização e continuidade se deve à perseverança e determinação de duas grandes mulheres, Ester Abreu de Oliveira e Regina Loureiro Menezes.

Logo cedo, crianças enchem o espaço com suas curiosidades e ruídos, materializando-se a FLICES - Feira Literária Capixaba.

Uma pergunta aqui, outra acolá e logo percebemos o que na verdade sempre soubemos: todos desejam múltiplas possibilidades de diversão e arte, em toda parte, com acesso gratuito e de qualidade.

Com um linguagem educativa e prazerosa, os contadores de história logo acalmam os jovens visitantes, e atraem toda a atenção. Essa interação me faz refletir questões sobre a arte, a educação e a cultura, sobre a importância de eventos desse tipo, para muitos dos presentes.

Neste momento, agradeço em meus pensamentos, a cada pessoa que nos recebeu e, a seu modo, deu sua colaboração para andamento no projeto em 2017.

Do outro lado, um grupo vai se formando em torno da artista plástica Naif Joana Dárc fortes.

Ela logo começa a falar de sua produção, de seus trabalhos em exposição, da sua forma de pintar, dos livros que leu, das histórias que ouviu e vai, a cada instante, a cada turma, fazendo um resgate de sua memória cultural e afetiva, tornando - se, além de pintora, uma contadora de história.

Através de sua fala, o espectador vai conhecendo o mundo e o processo poético de uma pintora Naif, e, novamente, uma onda de alegria invade meus pensamentos, ao ouvir Joana falar de um mundo que lhe é tão importante e particular; ao ver e ouvir o valor dado pelo grupo; pelo seu olhar (trabalho); por entender aquilo que ela defende, com uma importância onírica. Isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo.

Em mesas dispostas pelo espaço, os autores começam a colocar seus livros. Logo se estabelece um diálogo com o espectador, questões sobre o processo criativo, a construção do livro, até a venda, tudo vai propiciando a sensação de bem estar e a certeza de que, ao longo destes 5 dias intensos, teremos uma mostra da boa e qualificada produção literária e artística produzida no Espirito Santo.
Em dado momento, lembro a palestra que apresentarei a tarde, das modificações que gostaria de ter tido tempo pra executar, de todos desdobramentos que o mercado de arte local teve ao longo destes 20 anos.

Enfim, tudo pronto, todas as equipes integradas, mesa redonda e palestras de alto nível, pesquisas interessantes, atrações culturais, mais de 220 criativos do Espirito Santo, prontos para apresentar seu fazer, sua atividade cultural, seus valores a sociedade.

#flices #eadr #culturaufes #aquitemcultura #compartilhearte














PROGRAMAÇÃO da FLICES

AUDITÓRIO DO CCE E  TENDA PRINCIPAL

Na noite do primeiro dia Cerimônia Oficial de Abertura da IV Flic-ES – acontecerá no dia 17 de maio ás 19h no CCE - UFES. Aberto ao público, com Homenagem a historiadora capixaba, Maria Stella de Novaes, deixou extensa obra sobre a cultura e identidade capixaba.

Palestra: “Maria Stella Novaes: uma pioneira em várias frentes” — Fernando Antônio de Moraes Achiamé

Declamação: “Cordel: Maria Stella Novaes” –  Kátia Bobbio

Primeiro Dia 17/05/2017 - 4ª FEIRA

Durante toda programação da IV Flices acontecerá os LANÇAMENTOS DE LIVROS em três horários: 9h, 14h e 18h


 TENDA PRINCIPAL
9h  - Mágico Rodman

Contação de Histórias: Neusa Jordem e Wanda Alckmin        

9h30min - Contação de histórias:  xxx
                 
12h30min - Apresentação musical: Jeane Ponsen

14h -  Mágico Rodman

14h30min -   Contação de Histórias:  Sandra Freitas    

15h - Projeto Dança - Lei Rubem Braga

16h -  Contação de Histórias: Fábio Pererê e Claudia Viúva Negra

AUDITÓRIO DO CCE 

9h - Palestra: “Teses já produzidas sobre a Literatura do Espírito Santo” -  Taiga Scaramussa

10h - Mesa Redonda: “As Acadêmicas da AFESL: produção literária e lançamentos “
Denise Nascimento Moraes Monteiro; Neusa Jordem; Silvana Sampaio Soares; Ester Abreu V. de Oliveira, Regina M. Loureiro; Ailse Cypreste Romanelli; Neusa Glória Santos, Wanda Walchimin, Gilceia Rosa de Souza.
Mediador: Marcos Bubach

15h30min - Palestra: “A produção do teatro infantil do Espírito Santo”
Renato Saudino
Leitura dramática

16h30min - Leitura Poética com Suely Bispo: “Poemas de Miguel Marvilla”.

17h30min - Mesa Redonda: “A AEL seus membros e suas produções e lançamentos”
Marcos Tavares, Getúlio Neves, Álvaro Santos, José Roberto Neves, Ester Abreu V. de Oliveira, Pedro Nunes
Mediador: Anaximando Amorim

19h - Cerimônia Oficial de Abertura da IV Flic-ES – Maria Stella Novaes
Presidente da Academia  Feminina Espírito-santense de Letra e Coordenador Geral do IV Feira Literária Capixaba Professora Dra.  Ester Abreu Vieira de Oliveira
Declamação: “Cordel: Maria Stella Novaes” –  Kátia Bobbio

19h45min - Palestra: “Maria Stella Novaes: uma pioneira em várias frentes” — Fernando Antônio de Moraes Achiamé.

Segundo Dia: 18/05  — 5ª feira

LANÇAMENTO DE LIVROS
9h, 14h e 18h

TENDA PRINCIPAL

9h - Balé Infantil com a Academia Erica Marchiose

9:30h - Contação de Histórias: Neusa Jordem e Silvana Sampaio

12h – Apresentação musical: Bernardo Santos.
13h - Forró Bem Ti Vi

14h - Apresentação Ballet Liviane Pimenta

14:30h Contação de Histórias: Alzira Bossois

15h30min -  Ginástica Rítmica (PMV SEMESP)
18h30min - Coral das Contas

19h - Espetáculo teatral: “O tratador de Estrelas”

AUDITÓRIO DO CCE

9h 30min- Mesa Redonda: “O soneto e a trova desenvolvidas no Espírito  Santo”
Wilberth Claython F. Salgueiro, Paulo Roberto Sodré,
Matusalém Dias de Moura
Mediador: Casé Lontra Marques

11h - MESA Redonda: “Arte e Ciência na produção cultural do Estado
Wilson Coelho,  Cesar Cola, Erildo Denadai
Mediador: Sonia Maria Costa Barreto

14h - Palestra: “Poemas visuais e concretos” Douglas Salomão

15h -  “O mercado literário e a demanda” Caco Appel

16h -  Palestra: “O mercado de Arte e seus Desdobramentos”   Dayse Egg de Resende

17h - Palestra: “O cinema no Estado: Produção. Difusão. Dificuldades’ Gilsara Mattos Côrtes,  X
Mediadora: Valentina Ivanovna Krupnova

19h - Mesa Redonda: “A literatura e a cultura afro-indígena no Espírito Santo e abrangência”
Adilson Vilaça, Rodrigo Lopes de Barros,
Mediador:  Manoel Góis da Silva



Terceiro Dia : 19/05      6ª feira

LANÇAMENTO DE LIVROS
9h, 14h e 18h

TENDA PRINCIPAL

9h - Contação de histórias: Tiana Magalhães, Grupo chão de Letras - Viagem pela Literatura

10h- Contação de histórias: Turma do Frederico - Cleyton Passos

12h30min - Atração musical: André Prando

14h - História do Boi Graúna

14h30min - Contação de histórias: Edna Brandão e Maria da Penha, Grupo Chão de Letras – Viagem Pela Literatura.

16h – Apresentação musical: FAMES

17h30min - Apresentação do Cantor Carlos Bona

18h- Projeto O Prazer da Leitura- Rede Sim e Programa Sim para a Literatura

20h - Sarau: Academia de Letras de Vila Velha

AUDITÓRIO DO CCE 

10h - “A literatura produzida para o mundo infantil”
José Arrabal

15h - Palestra: “A disseminação da literatura nas escolas: ações e dificuldades”
 Maria Amélia Dalvi Salgueiro

16h30min - Mesa Redonda: “Leitura, cultura e cidadania na proposta de extensão Reler  & Fazer” (2017-2018)”
Orlando Lopes
Mediador: Santinho Ferreira de Sousa

18h - Mesa Redonda: “Novas formas de distribuição e circulação literária”
Saulo Ribeiro, Isaías Costa, Ivana Esteves
Mediador: Edy Soares

19h -  Mesa Redonda: “A cultura empreendedora e a infância”
Cecília Bettero (Better Consultoria)
Francisco Grijó (Sec PMV)
Mediador: Saulo Ribeiro



Dia: 20 — Sábado


LANÇAMENTO DE LIVROS
9h, 14h e 18h

TENDA PRINCIPAL

9h -  Contação de histórias: Eliana Zandonade, Grupo Chão de Letras – Viagem pela Literatura.

9h às 17h - Projeto Livros Gigantes –  Lilian Menenguci

10h- Grupo de Dança Senior Amor e Arte – Serra

10h30min – Apresentação: Banda Mirim da Serra

12h – Apresentação: Cantor Cacá Marins

13h30min -  Apresentação: Sanfona e Violão - Fabrica de Cultura – Castelo

14h00min - Contação de histórias: Valsema Rodrigues e Renata Nali

15h30min  - Apresentação: Grupo Folclórico de Reis - Serra

19h - Contação de Histórias: Mila Marques

19h Sarau Litero-musical - Academia de Letras e Artes da Serra


AUDITÓRIO DO CCE: 

9h30min - Palestra: “Mecanismo de apoio da gestão pública à produção literária no Estado do Espírito Santo” José Roberto Santos Neves

10h30min - Palestra: “A leitura e a escrita criativa na educação socioambiental” Renata Bomfim

11h30min-  Conversa com escritores: Orlandina Delapicolla; Willis de Farias
Mediador: Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros

15h - Mesa Redonda:  “Produção e atividades das Academias do Espírito Santo em prol da cultura  e da literatura de seu município e lançamentos”
Ibatiba: José Ribeiro; Iúna: José Saloto ,  Castelo: Maria José Vettorazi, Vila Velha: Horácio Xavier, Aracruz: Weber Müller, Serra: Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros
Mediador:  Clério Borges

17h - Mesa Redonda: “O IHGES e a divulgação cultural do nosso Estado”
Walter Aguiar Filho, Vinicius Muline
Mediador: Getúlio Marcos Pereira Neves

18h:20min - “O acervo capixaba nas Bibliotecas”
Rita de Cássia Maia e Silva Costa; Fábio  Massanti Medina
Mediador: Pedro Nunes


Presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letra e Coordenador Geral do IV Feira Literária Capixaba Professora Dra.  Ester Abreu Vieira de Oliveira, Vice Presidente Regina Menezes. Coordenadora do setor de Lançamentos e Autores capixabas.


APOIO CULTURAL : FES
REALIZAÇAO : AFESL, AEL, IHGES
apoio: SECULT ,  SEME/SEMC

#flices #literaturacapixaba #arte #artecapixaba #eadr #autorescapixabas #culturaufes #literaturanoes #amores #culturaes