O que é o contrato de locação?
O contrato de locação é um documento firmado entre duas partes, prevendo que uma delas ofereça um imóvel para o uso da outra em troca de um pagamento mensal.
O processo de locação de um imóvel, seja comercial ou residencial, deve acontecer com toda transparência e legitimidade. Tanto o locatário quanto o locador precisam estar de acordo e ciente de todos os direitos e responsabilidades antes, durante e no ato do encerramento do aluguel.
O contrato de locação prevê os direitos e deveres do inquilino e do proprietário.
Para que esse compromisso exista, o documento conta com uma série de cláusulas que estabelecem regras para o uso do imóvel. Essas regras amparam tanto o inquilino quanto o proprietário, servindo como uma forma de garantia para ambas as partes.
Em suma, todo contrato de locação deve ter:
dados pessoais do proprietário e inquilino;
valor do aluguel;
declaração das despesas que o morador deverá custear;
período de locação;
qual garantia de pagamento será utilizada;
punições em caso de quebra do contrato;
assinaturas de ambas as partes envolvidas.
Qual é a importância do contrato de locação?
O contrato de locação de imóvel é indispensável para a negociação de aluguel, pois prevê os direitos e os deveres das partes envolvidas. Assim sendo, em caso de quebra de contrato, podem ser aplicadas penalidades ao infrator.
Esse compromisso garante ao inquilino e ao proprietário mais estabilidade e segurança, além de assegurar uma relação mais justa. Dessa forma, ambas as partes podem defender seus interesses e evitar práticas abusivas.
Parte 1
Fonte: Rosembaum Adv Associados
0 comentários :
Não é permitido fazer novos comentários.